Prefeitura inaugura Espaço Cultural e Barracão de Artesanato em Arembepe

Iwwa Agência
Publicado 07/05/2012 03:05:45

A Prefeitura de Camaçari entregou, nesta segunda-feira (07/05), 10 boxes do Espaço Cultural Luiza Tavares e o Barracão de Artesanato, em Arembepe. Os novos equipamentos integram o projeto de revitalização da localidade e vão fomentar ainda mais o empreendedorismo, a inclusão produtiva e a economia solidária em Camaçari.

Para o prefeito Luiz Caetano, tão importante quanto inaugurar a estrutura física, é passar para a população a proposta do governo de desenvolver ainda mais o empreendedorismo no Município. “Camaçari se desenvolveu muito nos últimos anos e hoje é considerada uma terra de oportunidades”, observou o prefeito ao ressaltar que “o novo desafio do governo é apoiar o micro e o pequeno empreendedor”.  

Caetano ainda frisou que a revitalização de Arembepe proporcionou um upgrade à localidade, o que contribui para atrair mais turistas e movimentar ainda mais a economia, desenvolvendo e distribuindo a renda.

Durante a entrega dos novos equipamentos públicos, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, salientou que a administração municipal não perdeu de vista a qualificação das pessoas. “A Prefeitura já disponibilizou o terreno para construção da escola do SENAC em Arembepe”.

O ato foi prestigiado pelos secretários da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, da Educação, Luiz Valter de Lima, e da Saúde, Vital Sampaio.

Marcaram presença também os coordenadores da Defesa Civil, Maurício Bomfim, e do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), Augusto de Paula, a diretora do Hospital Geral de Camaçari (HGC), Dorilda Vasconcelos, mais a deputada estadual Luiza Maia, os vereadores José Marcelino (PT) e Dílson Magalhães (PSC).

 FUNCIONAMENTO

Os novos equipamentos foram construídos pela Prefeitura de Camaçari. Os boxes do Espaço Cultural Luiza Tavares foram entregues aos vendedores ambulantes e o Barracão de Artesanato atenderá os artesãos. Todos têm direito de uso, sem custo, mediante a assinatura do Termo de Acordo Administrativo.

A permanência no espaço é condicionada ao cumprimento das normas de funcionamento do local, a exemplo de não descaracterizar o imóvel e não manter o boxe fechado por mais de dois meses.

BOXES

Os 10 boxes que integram o Espaço Cultural Luiza Tavares serão utilizados por vendedores ambulantes da região de Arembepe que atuavam na localidade e comercializam revistas, confecções e artesanato, além de lanches, sorvetes e frutas. Eles têm de 3 a 20 anos de trabalho na área.

Vendedor ambulante há 9 anos, Ivan de Andrade Santos não escondia a alegria ao receber as chaves do boxe das mãos do prefeito Caetano. “Isso aqui é a minha aposentadoria”, declarou o ambulante ao elogiar a iniciativa do governo municipal e expressar o desejo de que prefeitos de outros municípios se espelhem na iniciativa adotada em Camaçari.

“Não basta fazer a praça bonita, retirar as pessoas que tiram o sustento do local e esquecê-las, é preciso fazer como a Prefeitura de Camaçari e garantir oportunidades aos pequenos empreendedores”, frisou Ivan Santos, morador da localidade de Fonte das Águas.  

 BARRACÃO

Também moradora de Fonte das Águas, Cristiane Ferreira aprovou a iniciativa da administração municipal, que há 4 anos cedeu um espaço para um grupo de artesãs trabalhar e agora transferiu o grupo para a nova estrutura. “A experiência deu certo. Com o Barracão a Prefeitura prova que quer investir e dar oportunidade para as pessoas que moram aqui e trabalham com artesanato”, opinou.

O Barracão de Artesanato não tem divisões e será compartilhado por 10 artesãs de Arembepe que criam produtos com diversas matérias-primas, a exemplo de palha, madeira, biscuit, reciclado, fuxico, tricô, pintura em telhas, garrafas e palha. O equipamento está situado na Praça dos Coqueiros.

Slideshow | 12 fotos

Prefeitura inaugura Espaço Cultural e Barracão de Artesanato em Arembepe

Mais Notícias

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.