Prefeitura inaugura Espaço Cultural e Barracão de Artesanato em Arembepe

Iwwa Agência
Publicado 07/05/2012 03:05:45

A Prefeitura de Camaçari entregou, nesta segunda-feira (07/05), 10 boxes do Espaço Cultural Luiza Tavares e o Barracão de Artesanato, em Arembepe. Os novos equipamentos integram o projeto de revitalização da localidade e vão fomentar ainda mais o empreendedorismo, a inclusão produtiva e a economia solidária em Camaçari.

Para o prefeito Luiz Caetano, tão importante quanto inaugurar a estrutura física, é passar para a população a proposta do governo de desenvolver ainda mais o empreendedorismo no Município. “Camaçari se desenvolveu muito nos últimos anos e hoje é considerada uma terra de oportunidades”, observou o prefeito ao ressaltar que “o novo desafio do governo é apoiar o micro e o pequeno empreendedor”.  

Caetano ainda frisou que a revitalização de Arembepe proporcionou um upgrade à localidade, o que contribui para atrair mais turistas e movimentar ainda mais a economia, desenvolvendo e distribuindo a renda.

Durante a entrega dos novos equipamentos públicos, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, salientou que a administração municipal não perdeu de vista a qualificação das pessoas. “A Prefeitura já disponibilizou o terreno para construção da escola do SENAC em Arembepe”.

O ato foi prestigiado pelos secretários da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, da Educação, Luiz Valter de Lima, e da Saúde, Vital Sampaio.

Marcaram presença também os coordenadores da Defesa Civil, Maurício Bomfim, e do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), Augusto de Paula, a diretora do Hospital Geral de Camaçari (HGC), Dorilda Vasconcelos, mais a deputada estadual Luiza Maia, os vereadores José Marcelino (PT) e Dílson Magalhães (PSC).

 FUNCIONAMENTO

Os novos equipamentos foram construídos pela Prefeitura de Camaçari. Os boxes do Espaço Cultural Luiza Tavares foram entregues aos vendedores ambulantes e o Barracão de Artesanato atenderá os artesãos. Todos têm direito de uso, sem custo, mediante a assinatura do Termo de Acordo Administrativo.

A permanência no espaço é condicionada ao cumprimento das normas de funcionamento do local, a exemplo de não descaracterizar o imóvel e não manter o boxe fechado por mais de dois meses.

BOXES

Os 10 boxes que integram o Espaço Cultural Luiza Tavares serão utilizados por vendedores ambulantes da região de Arembepe que atuavam na localidade e comercializam revistas, confecções e artesanato, além de lanches, sorvetes e frutas. Eles têm de 3 a 20 anos de trabalho na área.

Vendedor ambulante há 9 anos, Ivan de Andrade Santos não escondia a alegria ao receber as chaves do boxe das mãos do prefeito Caetano. “Isso aqui é a minha aposentadoria”, declarou o ambulante ao elogiar a iniciativa do governo municipal e expressar o desejo de que prefeitos de outros municípios se espelhem na iniciativa adotada em Camaçari.

“Não basta fazer a praça bonita, retirar as pessoas que tiram o sustento do local e esquecê-las, é preciso fazer como a Prefeitura de Camaçari e garantir oportunidades aos pequenos empreendedores”, frisou Ivan Santos, morador da localidade de Fonte das Águas.  

 BARRACÃO

Também moradora de Fonte das Águas, Cristiane Ferreira aprovou a iniciativa da administração municipal, que há 4 anos cedeu um espaço para um grupo de artesãs trabalhar e agora transferiu o grupo para a nova estrutura. “A experiência deu certo. Com o Barracão a Prefeitura prova que quer investir e dar oportunidade para as pessoas que moram aqui e trabalham com artesanato”, opinou.

O Barracão de Artesanato não tem divisões e será compartilhado por 10 artesãs de Arembepe que criam produtos com diversas matérias-primas, a exemplo de palha, madeira, biscuit, reciclado, fuxico, tricô, pintura em telhas, garrafas e palha. O equipamento está situado na Praça dos Coqueiros.

Slideshow | 12 fotos

Prefeitura inaugura Espaço Cultural e Barracão de Artesanato em Arembepe

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.