Em Camaçari, os moradores carentes que precisam sair das residências por conta das chuvas ou risco de desabamentos não ficam desamparados. O auxílio aluguel, regulamentado em 2005, é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) do Município.
Atualmente, 53 famílias recebem o benefício. Para ter acesso ao programa, é necessário se cadastrar na Sedes que envia técnicos para a realização de uma visita e avaliação social.
O auxílio aluguel está disponível apenas para desabrigados de operações acompanhadas pelo Município ou pessoas que moram em locais de risco, comprovados por parecer técnico da Defesa Civil e da Secretaria de Habitação (Sehab).
Quando detectada uma situação de risco, a família é removida do local pelas secretarias envolvidas e levada para uma residência alugada pela Sedes. O período do benefício é de três meses, que podem ser renovados por mais três.
Durante o período, os moradores recebem cesta básica, vale gás, cobertores e colchões da Sedes. O objetivo é amparar as famílias que necessitem de apoio financeiro e benefícios emergenciais. Se a residência não tiver como ser recuperada, a família é cadastrada nos programas sociais da Sedes e Sehab.