Prefeitura faz entrega de alimentos do programa

Iwwa Agência
Publicado 07/02/2017 02:02:32

A Prefeitura de Camaçari entregou nesta terça-feira (7/02) mais de 10 toneladas de alimentos, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma ação do Governo Federal adotada pelo município no intuito de colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Está é a primeira compra, seguida de entrega, realizada na gestão do prefeito Antonio Elinaldo.

Comprados diretamente dos 527 produtores da agricultura família cadastrados no programa, os alimentos vão beneficiar 18 entidades cadastradas, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), além do Banco de Alimentos, órgão ligado a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), que repassa para mais 50 instituições atendidas pelo órgão.

O gestor da Sedap, Antonio Falcão, falou da garantia que o PAA traz para os produtores rurais, uma vez que ao participar o agricultor pode planejar suas atividades na perspectiva de maior previsibilidade. “O programa traz a segurança de que seus produtos podem ser comercializados, gerando renda e minimizando possíveis desperdícios”, destacou.

O secretário fez questão de acompanhar a entrega dos itens destinados ao Centro Multiprofissional de Reabilitação Física de Camaçari (Cempre). A instituição, que faz parte do Centro de Unidade de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), beneficia, por sua vez, 30 famílias de pacientes atendidos no local.

Também presente na entrega, a secretaria de Desenvolvimento Social, Simara Ellery, ressaltou que cada entidade social cadastrada, que o Banco de Alimentos repassa os gêneros alimentícios, tem uma representação muito forte para o Município. “Precisamos dar apoio a essas instituições sociais, porque muitas delas dependem prioritariamente dessas contribuições”.

Camaçari participa do PAA por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea. A compra é realizada semanalmente. No total, são adquiridos mais de 100 itens, do gênero hortifrutigranjeiro, além de alimentos processados, como farinha, bolo, mel, dentre outros.

O cronograma de entrega dos alimentos varia de acordo com a instituição e a distribuição pode ser feita semanal ou quinzenalmente. Os produtos são entregues a entidades como creches, asilos, unidades públicas de saúde, instituições socioassistenciais, dentre outros, beneficiando, diretamente, centenas de famílias.

ENTIDADES BENEFICIADAS

Abrigo São Francisco de Assis

Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária

Associação Infrades de Assistência Social

Escola Comunitária Brincando e Criando

Associação Pestalozzi de Camaçari

Casa da Criança e do Adolescente

APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Camaçari

Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari)

Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física) de Camaçari

Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme)

CRES (Centro de Referência e Especialidade em Saúde)

Centro POP (Centro Especializado para População em Situação de Rua)

CSU (Centro Social Urbano) do Gravatá

CEZA (Centro de Ação Comunitária Zilda Aranha)

Conviver (Centro de Convivência da Pessoa Idosa)

Ecopaf (Escola e Creche Parque Florestal)

Escola Creche Nossa Senhora do Amparo

Unidade de Pronto Atendimento

Banco de Alimentos de Camaçari

Foto: Angelo Pontes

O secretários Antonio Falcão e Simara Ellery acompanharam a entrega dos alimentos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.