Prefeitura estimula adoção de cães e gatos

Iwwa Agência
Publicado 11/09/2008 02:09:35

Cães e gatos, vira-latas ou de raça. Não importa a idade, a questão é que cerca de dois mil cachorros e felinos vivem abandonados, mal-tratados e, muitas vezes, feridos nas ruas de Camaçari. Para controlar o aumento de animais abandonados, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município estimula a adoção dos animais.

No mês de agosto, 41 cachorros e cinco felinos foram recolhidos por agentes do CCZ. Destes, oito foram adotados e agora vivem com novos donos.

Para garantir a saúde pública dos moradores do Município, todos os animais capturados são cadastrados, vermifugados, vacinados contra raiva e testado para doenças como leishmaniose, leptospirose e toxoplasmose.

Os locais com maior incidência de abandono são os Phoc’s 1, 2 e 3, Centro e Gleba E. Os animais ficam alojados no CCZ onde fazem avaliação e, posteriormente, são encaminhados para adoção.

De acordo com o coordenador do CCZ, Marcos Nogueira, a iniciativa é uma forma de retirar os animais da rua. “O abandono de animais domésticos causa riscos à população, podendo transmitir doenças como raiva ou calazar. Por isso, os agentes trabalham no recolhimento dos cachorros e gatos de rua e nós incentivamos a adoção”, afirma.

Os interessados em adotar um animal podem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, por meio do telefone (71) 3634-5743, fazer o cadastro e, no ato da adoção, apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. O trabalho dos agentes é realizado na sede, orla e zona rural de Camaçari.

Foto: Nelinho Oliveira

Dos 46 animais capturados em agosto, oito foram adotados -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.