O prefeito Luis Caetano e o secretário dos Serviços Públicos de Camaçari, Eduardo Magalhães, entregaram nesta terça-feira (14/06), mais de 900 alvarás de licenciamento para o exercício das atividades das baianas de acarajé e vendedores ambulantes que atuam na sede, nos distritos e na orla do Município.
Os documentos, entregues aos trabalhadores cadastrados na Coordenação de Licença e Fiscalização (CLF) da Sesp, visam formalizar os serviços e impedir que pessoas de fora comercializem no Município. Ao todo, 496 baianas e 427 ambulantes receberam os documentos.
Segundo o secretário Eduardo Magalhães, representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae e Senac ofereceram serviços de crédito e qualificação profissional para os ambulantes e as baianas de acarajé. “Queremos que estes trabalhadores saiam do comércio informal e se tornem empreendedores, capazes de gerir o próprio negócio”, informou.
Para Maria Lúcia Ferreira, que trabalha há 23 anos como baiana de acarajé, a entrega dos alvarás vai valorizar ainda mais a profissão e os profissionais. Já o vendedor Cláudio Mota, comerciante há 11 anos na praça Abrantes, pretende realizar mais cursos de qualificação e pleitear linhas de crédito.
A cerimônia de entrega dos alvarás foi acompanhada pelos secretários do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Cléber Alves, da Administração, Ademar Delgado, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, da Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, além dos subsecretários dos Serviços Públicos, Edvaldo Teixeira, e de Governo, Ivanildo Antônio.
Participaram também o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, José de Elísio (PT do B), os vereadores Oto Maia (PSDB), Dílson Magalhães (PSC), a vereadora Margarida Galvão (PT), além do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, Demósthenes Pereira, o gerente do Banco do Brasil/Agência Camaçari, Lael Guimarães, a representante do Banco do Nordeste, Tatiane Silva, o gerente do SEBRAE/Camaçari, Jairo Almeida, e a coordenadora do SENAC/Camaçari, Delma Raquel.