Prefeitura economiza com softwares livres

Iwwa Agência
Publicado 10/12/2009 05:12:50

Camaçari começa implantar, em 2010, o sistema de softwares livres nos computadores da Prefeitura. Nos próximos três meses, os servidores farão cursos de capacitação para operar o novo sistema.

Nesta primeira etapa do processo de migração, o Município vai economizar mais de R$ 1,8 milhão. Segundo o coordenador da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação do Município (CCTGI), Bruno Moura, o novo sistema é confiável e pode ser auditado a qualquer momento.

Com a implantação de toda a estrutura, a economia total chega a cerca de R$ 3 milhões por ano.

O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (10/12), ao prefeito e secretários, pelo coordenador CCTGI e pelo professor universitário Leonardo Melo.

Para o prefeito Luiz Caetano, Camaçari está dando um salto de qualidade ao implantar os softwares públicos, que vão reduzir o custo, dar mais segurança operacional e melhor desenvolvimento.

O secretário da Administração, Ademar Delgado garante a máquina municipal fica ainda mais ágil com a mudança.

O professor Leonardo Melo disse que a tendência mundial, na área governamental, é o uso de softwares livres. Segundo ele, países como Brasil, China, Rússia e Índia são os maiores incentivadores dos programas gratuitos no mundo, e que o governo brasileiro é tido como um maior exemplo de como se deve utilizar este tipo de tecnologia.

A migração para o novo sistema vai acontecer em três fases: capacitações, treinamentos e migração. No primeiro momento, o sistema será implantado nas secretarias localizadas no Centro Administrativo.

MENINGITE
O prefeito Luiz Caetano aproveitou a reunião para demonstrar o interesse em vacinar, em 2010, todos os 55 mil alunos do ensino fundamental de Camaçari contra a meningite meningocócica.
A proposta, que ainda será discutida detalhadamente com a Secretaria da Saúde, amplia a decisão tomada pelo prefeito em novembro, quando se comprometeu a vacinar todas as crianças de 2 meses até 6 anos de idade.

Slideshow | 4 fotos

Prefeitura economiza com softwares livres

Mais Notícias

Burissatuba recebe 4ª edição do Fala Mulher na quarta (17/8)

Burissatuba recebe 4ª edição do Fala Mulher na quarta (17/8)

Roda de Conversa abre a semana alusiva ao Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua

Roda de Conversa abre a semana alusiva ao Dia Nacional da Pessoa em...

Construção de urnas funerárias será concluída nesta semana

Construção de urnas funerárias será concluída nesta semana

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us