Prefeitura e Sesc oferecem procedimentos gratuitos

Iwwa Agência
Publicado 09/03/2017 09:03:10

Uma parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesau) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) traz para Camaçari a unidade móvel do projeto Sesc Saúde Mulher. O caminhão adaptado ficará instalado no Terminal de Transbordo Professora Célia Campos, em Arembepe, durante cinco meses, a partir do dia 14 de março. Nela, serão realizados exames para prevenção do câncer de mama e colo do útero, assim como ações educativas para promoção da saúde da mulher.

Os exames oferecidos são: mamografia e citopatológico (exame preventivo). Para realização da mamografia é necessário o encaminhamento médico, que deve ser feito através das unidades de saúde do Município e Central de Regulação, além da identidade e cartão SUS. Já para o exame citopatológico, não é necessário a solicitação médica.

“Essa parceria trará um grande benefício para população de Camaçari. Enquanto na orla estaremos com a Unidade Móvel do Saúde Mulher, na sede teremos a Unidade Móvel do Odonto Sesc e os serviços serão para todo o Município. Agora, é importante que a população saiba que as marcações acontecerão nas unidades de saúde, e de lá serão encaminhados para os devidos exames e tratamentos nas unidades móveis”, explica o secretário de Saúde, Elias Natan.

A unidade do Sesc Mulher é composta por seis profissionais: enfermeiro, educador, técnico de radiologia, artífice de manutenção, motorista e o médico responsável pela unidade. O Município ficará responsável apenas pela equipe temporária: uma recepcionista, um auxiliar administrativo, um auxiliar de serviços gerais e vigilância 24h, além do transporte e alimentação da equipe.

A unidade móvel Saúde Mulher tem capacidade diária para realizar 32 exames citopatológicos e 26 mamografias, que são feitas num mamógrafo digital 3D, possibilitando imagens em alta definição, permitindo detectar lesões em estágios iniciais.

Slideshow | 2 fotos

Prefeitura e Sesc oferecem procedimentos gratuitos

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.