As sementes de milho e feijão entregues nesta terça-feira (05/05) pela Prefeitura, através da Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca), vão fazer muita diferença na vida de José Fernando dos Santos, de 40 anos. O agricultor de Coqueiro de Monto Gordo recebeu oito quilos de sementes, distribuídos na localidade de Lagoa Seca.
Esta é uma das principais ações da Sedap, que distribui 1,2 tonelada de sementes certificadas. A quantidade recebida por cada agricultor varia de acordo com a área a ser plantada. A ação beneficia cerca de 500 produtores cadastrados do Município. Esta é a segunda distribuição que acontece este ano. Além disso, depois da colheita, a Prefeitura vai adquirir grande parte da produção através do PAA (Programa de Aquisição de Alimento).
A agricultora de Lagoa Seca, Josefa Cleide de Jesus Matos, de 33 anos, falou sobre a ação que a ajuda durante todo o ano. “É um incentivo a mais para a população que não tem dinheiro para plantar. Este é um dia de muita felicidade”, afirmou. Ela revelou que pretende começar a plantar os grãos hoje mesmo.
A distribuição das sementes ocorre de acordo com as legislações específicas e critérios adotados pela Sedap, que prioriza a agricultura familiar. Na oportunidade, o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando de Oliveira, falou das ações que contemplam os agricultores, como a compra de 6 toneladas de produtos por semana, através do PAA. Outras iniciativas ainda serão realizadas, pois o prefeito Ademar Delgado tem trabalhado para garantir que os pequenos produtores possam tirar o sustento da terra.