A acessibilidade para portadores de deficiência no Camaforró 2011 foi discutida quarta-feira (18/05), entre o governo de Camaçari e representantes das entidades que atuam no Município. A proposta é oferecer comodidade às pessoas com deficiência que pretendem participar da maior festa junina da Região Metropolitana.
No encontro, ficou definido que a Prefeitura vai montar um camarote na festa para atender aos portadores de deficiência. No local, será instalado um bar, a ser gerenciado pelas entidades representativas da classe. O lucro obtido com a comercialização dos produtos será investido nas associações.
Na ocasião, o representante da área de Eventos, Ivanildo Antonio, sugeriu que fosse montado um grupo musical, formado exclusivamente por portadores de deficiência, para se apresentar no Camaforró de 2012. A proposta foi aceita com entusiasmo pelos participantes, que ficaram de levar a idéia aos associados.
Para Antonio Nogueira, presidente da ADVC (Associação dos Deficientes Visuais de Camaçari), a iniciativa da Prefeitura é muito positiva, principalmente porque valoriza as entidades e a classe, elevando assim a auto-estima das pessoas com deficiência.
O vice-presidente da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), Helton Brito, afirmou que “a reunião mostra a preocupação do Governo Municipal em garantir a inclusão social da pessoa com deficiência”.
A reunião contou também com a participação do assessor da Sedes, Adelson Carvalho, a representante da Gerência de Pessoa com Deficiência da Sedes, Cleane Souza, a representante do CEI (Centro de Apoio de Educação Inclusiva), Cleidiane Santos, e representantes da FAC (Frente de Apoio às Associações Comunitárias de Camaçari).

Portadores de deficiência falam sobre o Camaforró -