Camaçari vai criar o Plano Municipal de Segurança Pública. Por conta disso, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), trouxe o plano de segurança implantado no estado de Pernambuco para ser apresentado no Município. A explanação aconteceu nesta sexta-feira (05/03), no auditório da Secretaria de Governo (Segov).
O projeto foi apresentado sociólogo e pesquisador na área de Segurança Pública, Luiz Ratton. Na ocasião, ele disse que a troca de experiência é importante e enriquecedora. Camaçari está de parabéns pela iniciativa e protagonismo na área de segurança de pública.
De acordo com o prefeito Luiz Caetano, segurança pública não se faz só com ostensividade policial, mas com políticas públicas como as desenvolvidas pelo Município nos campos da educação, saúde e da própria segurança.
Após a apresentação do plano de Pernambuco foi aberta uma sessão para perguntas e debate, com o intuito de que os presentes pudessem tirar dúvidas e contribuir, futuramente, com a formulação do plano municipal.
Para o coordenador de Segurança Pública do Município, Coronel Aloysio Campos, a iniciativa contribui em muito, não só pelas idéias e a logística apresentados, mas também pelo estímulo aos presentes em dar celeridade a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública.
Segundo a secretária da Sedes, Jailce Andrade, Camaçari já avançou bastante no sentido de elaborar o Plano Municipal. Entre as iniciativas desenvolvidas, podem ser citados projetos de captação de recursos para a efetivação do plano em Camaçari, já encaminhados ao Ministério de Justiça.
Entre eles, há o Observatório da Criminalidade e da Violência, que prevê a coleta e georeferenciamento de dados, instrumento necessário para sinalizar os focos de violência em todo Município.
Ainda segundo Jailce Andrade, a partir da próxima semana, a equipe de planejamento da Prefeitura se reúne para discutir as primeiras ações a serem tomadas para elaboração do plano municipal.
PRESENÇAS
Estiveram presentes no evento os secretários de Governo, Francisco Franco, e de Relações Institucionais, Ademar Lopes, além do diretor do Instituto de Seguridade do Servidor (ISSM), Natanael Fernandes de Almeida, e o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim.
Também marcaram presença representantes das polícias Militar, Civil, Rodoviária e da Ronda Industrial, mais a sociedade civil organizada, lideranças e entidades religiosas.

Prefeito debate sobre Plano Municipal de Segurança Pública -