Prefeitura de Camaçari recebe convite para implantar a REDESIM

Iwwa Agência
Publicado 26/04/2011 04:04:44

Camaçari foi convidada pela Receita Federal e Juceb (Junta Comercial do Estado da Bahia) para implantar o sistema piloto do Regin (Registro Mercantil Integrado) no Estado. Terça-feira (26/04), técnicos da Receita e da Juceb apresentaram o programa à Prefeitura.

O Regin, sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas, atende aos dispositivos da REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

O encontro, que aconteceu na sala de reunião da Prefeitura, teve a participação de servidores da Sefaz (Secretaria da Fazenda), Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), Vigilância Sanitária e Defesa Civil.

Na ocasião, ficou agendada para a terça-feira (03/05), às 10h, a visita de um técnico da empresa responsável pela implantação do sistema, que irá esclarecer possíveis dúvidas, além de proporcionar uma visão mais detalhada do Regin e da REDESIM. 

Na tarde de ontem (25/04), o secretário da Sefaz, Paulo Cézar Gomes, esteve na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM) para participar de reunião que informou sobre a implantação do Regin no Estado.

O Regin vai melhorar o processo de abertura, atualização e fechamento de empresas estabelecidas no Estado, modernizando os serviços oferecidos pela Juceb. A iniciativa diminui a burocracia que prejudica o exercício da atividade empresarial.

A implantação do sistema permite que os empresários acessem, através da internet, todas as informações relativas à implantação e movimentação dos negócios. As informações estarão integradas em uma base de dados única.

O programa foi adquirido pela Juceb e é feito em parceria com a Receita Federal. A ação foi implantada em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo e Maranhão. Cada estado terá um integrador regional, local onde serão condensados todos os dados do estado.   

Até 2013, a Juceb selecionará 150 municípios baianos para integrarem o Regin. Camaçari foi escolhida para implantar o sistema piloto por causa da organização da estrutura administrativa e por já ter iniciado o processo de implantação de uma nova gestão tributária, além de absorver um grande número de empresas.

Para Paulo Cézar Gomes, é importante para Camaçari iniciar o processo na Bahia, pois fará parte de um procedimento nacional, desenvolvido pela Receita Federal para que as operações de serviços mercantis sejam processadas em um curto espaço de tempo, facilitando a vida dos empresários.

Foto: Agnaldo Silva

Dia 3 terá uma nova reunião para tratar da REDESIM -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.