A Prefeitura de Camaçari entrega, nesta quinta-feira (14/06), o certificado do curso de capacitação para 100 motociclistas, participantes das aulas de qualificação para mototaxistas e motofretistas, profissionais que realizam o transporte de passageiros e entrega de mercadorias, respectivamente. Essa é segunda turma capacitada pelo Município e a solenidade acontece às 9h, no auditório da Prefeitura.
Realizada através da parceria entre a STT (Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte) e a Escola Pública de Trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a capacitação atende a Lei Federal n° 12.009/2009, que legaliza a profissão e exige a realização do curso que dá direito ao registro do termo profissional remunerado na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O curso é necessário também para obter junto a STT, a licença que garante a aquisição da placa vermelha (de aluguel) no Detran. Segundo o superintendente de Trânsito e Transporte, Anderson Santos, a capacitação mostra a preocupação da administração municipal em qualificar ainda mais os profissionais para atender cada vez melhor as pessoas que utilizam esse meio de transporte.
A capacitação aconteceu no mês de abril e contou com 30 horas/aula, sendo 28 de aulas teóricas de legislação, direção defensiva, primeiros socorros, prática de pilotagem, ética e cidadania. As outras duas horas foram de aulas práticas, que abordaram técnicas de direção e condução de passageiros.
Ao todo, a Prefeitura de Camaçari capacitou 200 mototaxistas e motofretistas. A primeira turma recebeu a certificação em dezembro de 2011.

Certificado de capacitação é entregue na quinta-feira -