Prefeitura capacita 8 mil pessoas

Iwwa Agência
Publicado 03/09/2012 04:09:37

Qualificar as pessoas e contribuir para a inserção delas no mercado de trabalho são alguns dos principais compromissos da Prefeitura. Em virtude disso, desde 2010 cerca de oito mil pessoas foram ou estão sendo capacitadas através de cursos profissionalizantes executados pela administração municipal.

Em vista do constante crescimento econômico do Município nos últimos anos, com a instalação de várias empresas e fábricas dos mais diversos setores de produção, as capacitações preparam e formam novos profissionais.

As qualificações, geralmente destinadas à população de baixa renda do Município, tem também o propósito de garantir a geração de renda e contribuir com a elevação da autoestima das pessoas que passam a se sentir ainda mais contempladas pelas políticas públicas de inserção social.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura vai além da oferta de qualificação profissional e tem seguimento na busca de parcerias com as empresas que se instalam no Município, a fim de solicitar a contratação dos moradores da cidade.

Entre as iniciativas que promovem a qualificação está o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do governo Federal, coordenado em Camaçari pela Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão). Este ano, a ação qualificou 2.888 pessoas com cursos em várias áreas, como alimentação, artes, artesanato, construção civil, escritório, indústria, turismo e vestuário dentre outros.

A administração municipal ainda dedica uma atenção especial às mulheres de Camaçari. Nos últimos dois anos, 1.612 mulheres foram contempladas pelo projeto Mulher Cidadã. A iniciativa do governo municipal, desenvolvida pela Semu (Secretaria Municipal da Mulher), oferece cursos de panificação, bijuteria, massoterapia, manicure, entre outros.

Ainda na busca de transformar a vida da classe feminina, através da criação de possibilidades de conquista da independência financeira ou se tornarem micro-empreendedoras, a Sedes (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social) coordenou as ações do programa Próximo Passo, também do governo Federal, que resultou na capacitação de 1.280 mulheres através de cursos ministrados pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) voltados para a área da construção civil. 

A Sedes também coordenou a qualificações através do Planseq (Plano Setorial de Qualificação para Beneficiário do Programa Bolsa Família) do curso preparatório do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), além do programa Primeiro Passo, totalizando 2.009 pessoas capacitadas pelos três programas.

 

Foto: Wendell Wagner

Aula prática dos cursos do Pronatec em Camaçari -

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.