Prefeitura cadastra pescadores

Iwwa Agência
Publicado 22/05/2014 03:05:19

Filho de pescadora, criado no rio e no mar desde criança. A profissão veio involuntariamente e com o passar dos anos Edvaldo da Conceição, mais conhecido como Val do Peixe, de 54 anos, foi se aprimorando e atualmente tira o sustento com a venda de pescado.

Nesta quinta-feira (22/05), Val do Peixe exibiu com orgulho o peixe que havia pescado logo cedo às representantes da Sedap (Secretaria da Agricultura e Pesca), que visitaram a residência dele para realizar o cadastro, etapa inicial para receber a quantia de um salário mínimo, concedido pela Prefeitura em função da época de adversidade climática.

Dos 129 pescadores e marisqueiros que estavam no cronograma para serem avaliados, 28 receberam a visitas da equipe da Sedap para realizar o cadastramento e 101 participaram do mutirão promovido pela Secretaria na Colônia de Pescadores Z-14, em Arembepe, para a atualização do cadastro.

Alem de realizar o cadastro, a equipe da Sedap solicita documentação comprobatória que ateste o exercício da atividade, observa a estrutura da residência e realiza entrevista para constatar a real situação econômica e social das famílias.

O pescador Val do Peixe parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e ressaltou que a ação é um diferencial, principalmente por ser uma forma de valorizar a profissão. Ele destacou ainda que, além de garantir o sustento, o benefício é utilizado para a manutenção dos equipamentos de pescaria.

Após a visita é realizado um relatório social, a ser avaliado por uma comissão da Sedap antes de efetivar a entrega do benefício. Dentre os pré-requisitos está o de não possuir nenhuma renda fixa, a exemplo de aposentadoria, e a comprovação do exercício da atividade pesqueira por um período mínimo de um ano.

O auxílio de um salário mínimo é destinado aos profissionais que exercem a atividade pesqueira de forma artesanal, individual ou em regime de economia familiar. A época da adversidade climática no Município compreende os meses de junho, julho e agosto, quando acontece a reprodução dos peixes e uma maior incidência de chuva e ventos fortes, o que impossibilita a atividade pesqueira.

A Sedap trabalha para realizar o pagamento no período estabelecido. O valor é depositado diretamente na conta bancária do beneficiário.

Slideshow | 2 fotos

Prefeitura cadastra pescadores

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.