A Prefeitura assinou o Convênio de Cooperação Técnica com o Crea-Ba (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia) no intuito de reforçar as ações de fiscalização, sobretudo de áreas ligadas a construção civil, bem como a emissão de registros e vistos que regulamentam a atividade profissional e de empresas.
A iniciativa aconteceu na quinta-feira (25/07), durante o coquetel de inauguração da nova sede da Inspetoria do Crea-BA, que passa a funcionar no edifício Pacific Center, nº 67, salas Q e R, na avenida 28 de Setembro.
Para o prefeito Ademar Delgado é muito importante ter uma sede do Crea-Ba no Município, “sobretudo pelo crescente volume fábricas e de empresas que se instalam em Camaçari”, avaliou o gestor municipal, ao lembrar que a rede atacadista Makro e o grupo Tecsis – Tecnologia e Sistemas Avançado em breve irão se instalar na cidade.
Na avaliação do gestor municipal, a parceria entre a Prefeitura e o Crea-BA facilitará a fiscalização da qualidade das edificações, em cumprimento a Legislação e seguindo os parâmetros ambientais e de segurança. De acordo com o presidente do Conselho, o engenheiro mecânico Marco Amigo, cada vez mais os serviços da entidade precisam ser realizados em conjunto com a Prefeitura.
Participaram da cerimônia os secretários municipais da Habitação, João Bosco Quirelli, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, e das Relações Institucionais, Anderson Santos, além do vereador Dilson Magalhães (PSC), a controladora e o subprocurador do Município, Ednalva Santana e Edmilson Santos, respectivamente, e o presidente do Sintec-BA (Sindicato dos Técnicos da Bahia), Sérgio Souza, além de convidados.
Inspetoria do Crea-BA
Instalada na cidade desde 1996, a sede da Inspetoria do Crea-Ba atende pouco mais de 5.680 profissionais e 779 empresas. Entre eles, 2.300 e 194 de Camaçari, respectivamente. Além dos municípios de Simões Filho e Mata de São João. A maioria dos trabalhadores cadastrados está concentrada nas áreas de segurança do trabalho, eletromecânica, eletrotécnica, engenharias de Produção, Mecânica, Ambiental e Civil.
A nova sede dispõe de estrutura mais ampla e melhor informatizada, que proporciona mais conforto para a equipe formada por dois auxiliares administrativos e três fiscais e para a prestação de atendimento ao público. A sede funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Segundo informações do presidente do Crea-Ba, Marco Amigo, o próximo passo do Conselho é a construção de uma sede própria, que contará com um auditório e melhorias na informatização.