Na manhã de hoje (15) a Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Seduc), apresentou e entregou o Memorial da Gestão da Educação Infantil – por uma transição republicana, para a representante da próxima gestão. A intenção é contribuir com o Município ao compartilhar as experiências da atual gestão que proporcionaram políticas de visibilidade para o segmento. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov).
“Espero que vocês abracem esse projeto e que possam dar continuidade melhorando-o cada vez mais”, afirmou o prefeito Ademar Delgado. Na cerimônia, ele entregou o memorial para a representante da futura gestão e também professora, Maria Luíza D'Errico, que agradeceu pelo momento e pontuou que a educação infantil é um dos segmentos que mais produziu efeitos positivos em Camaçari.
A programação ainda contou com uma roda de conversa com crianças do Centro Educacional Monteiro Lobato, no Camaçari de Dentro, Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Anísio Teixeira, na Gleba E, e da Escola Comunitária Brincando e Criando, no Verdes Horizontes.
Na oportunidade os estudantes falaram sobre si, como é a escola e o que desejam para a escola em que estudam. A aluna da Escola Comunitária Brincando e Criando, Karine da Silva Rocha, 6 anos, disse para os presentes que o que mais gosta de fazer na escola é brincar e estudar e deseja que o espaço seja contemplado com parquinho, sala de música e biblioteca.
A cerimônia também foi marcada pela entrega, por uma representante do projeto Paralapracá, da Agenda dos Cem Primeiros Dias, que é um documento criado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). O documento é considerado um complemento para o memorial, já que orienta a próxima gestão no planejamento estratégico.
O secretário de Educação, Juipurema Sandes, falou sobre a importância do evento. “Este momento representa o avanço do projeto da educação infantil ao longo dos anos da rede pública municipal e demonstra a preocupação com a educação do Município”. A coordenadora do Paralapracá, Mônica Samia, por sua vez, falou da importância da parceria que foi consolidada na busca por ampliar a “semente” que já existia no Município, de uma educação infantil de qualidade.
A professora da Educação Infantil do Centro Educacional Monteiro Lobato, Adilza Cristina dos Santos de Souza, 48 anos, trabalha na rede há mais de 15 anos. Ela falou que “o momento é importante porque vai passar para o próximo governo algo significativo, para que todos possam ver o trabalho que é desenvolvido e a relevância que ele tem com as crianças do Município”.
Estiveram presentes na ação os secretários de Governo, Leda Duarte, da Mulher, Suzana Graziela de Lima, da Saúde, Washington Couto, e o subsecretário das Relações Institucionais, Fábio Matos. Participaram ainda da cerimônia, representantes do projeto Paralapracá, além da equipe técnica de educação infantil da Seduc, gestores, coordenadores, professores e famílias dos alunos.
O MEMORIAL
O Memorial da Gestão da Educação Infantil é um instrumento de avaliação das políticas públicas da educação infantil em Camaçari, aplicadas de 2013 a 2016. No documento estão inseridos aspectos como contexto social, econômico e político, fundamentos da gestão infantil, caracterização da educação infantil no Município, olhar sobre o processo de construção, como os ganhos, aprendizagens e desafios, principais realizações da atual gestão e recomendações para a próxima.
Dentre os objetivos estão os de permitir à futura gestão identificar e avaliar os impactos das ações, oferecer um panorama e recomendar prioridades, continuidades ou alterações, além de contribuir para a continuidade do que está sendo efetivo na política educacional do Município.
O material foi realizado pelas coordenações de Ensino e Aprendizagem e de Educação Infantil da Seduc e contou com a contribuição de representantes do projeto Paralapracá.