Prefeitura apresenta ações

Iwwa Agência
Publicado 12/12/2012 06:12:08

A Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) apresentou na tarde desta quarta-feira (12/12) o resultado dos primeiros meses de implantação do Portal do Observatório da Violência e Criminalidade no Município.

De acordo com a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o encontro serviu para mostrar para a sociedade o andamento dos trabalhos realizados, assim como ouvir sugestões para, a partir daí, dar continuidade na construção de políticas públicas de prevenção à violência e criminalidade. “A intenção é mapear os dados e traçar metas para serem implantadas no próximo ano”, salientou.

Na ocasião, foram apresentados alguns resultados positivos alcançados ao longo do ano. Dentre eles, a implantação da Casa da Cidadania, no bairro Phoc II, cuja finalidade é mediar conflitos entre familiares, vizinhos e a comunidade. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar e o suporte das Mulheres da Paz, capacitadas pelo Pronasci.  

Outro ponto relevante é o trabalho realizado a partir do Livro de Ocorrência Digital, que tem ajudado a identificar casos de violências nas unidades escolares e a mapear os dados que auxiliam no planejamento das medidas socioeducativas e pedagógicas de segurança a serem implantadas.

De acordo com a secretária Jailce Andrade, o próximo passo consiste na capacitação de um grupo de análise formado por técnicos das secretarias da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. A proposta é identificar os problemas relacionados à criminalidade e construir projetos que combatam e previnam a violência.  

Programada para ocorrer no próximo ano, a capacitação deve se estender também para os outros secretários da administração municipal. Eles farão parte de um grupo gestor de articuladores que, a partir do mapeamento dos dados, irá propor formas para atacar os pontos mais críticos e importantes para combater e diminuir a violência.

O Portal do Observatório da Violência e Criminalidade foi criado em abril, a partir da parceria entre a Prefeitura e o Ministério de Justiça, através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e tem objetivo de captar dados referentes aos índices de violência e criminalidade no Município.

Estiveram presentes no encontro o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a coordenadora do Pronasci no Município, Sara Andrade, o coordenador municipal do Observatório, Luiz Melhado, além de autoridades municipais e vereadores.

 

Foto: Marcelo Ferrão

Apresentação das ações do Observatório da Violência -

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.