Prefeitura apresenta ações

Iwwa Agência
Publicado 12/12/2012 06:12:08

A Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) apresentou na tarde desta quarta-feira (12/12) o resultado dos primeiros meses de implantação do Portal do Observatório da Violência e Criminalidade no Município.

De acordo com a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o encontro serviu para mostrar para a sociedade o andamento dos trabalhos realizados, assim como ouvir sugestões para, a partir daí, dar continuidade na construção de políticas públicas de prevenção à violência e criminalidade. “A intenção é mapear os dados e traçar metas para serem implantadas no próximo ano”, salientou.

Na ocasião, foram apresentados alguns resultados positivos alcançados ao longo do ano. Dentre eles, a implantação da Casa da Cidadania, no bairro Phoc II, cuja finalidade é mediar conflitos entre familiares, vizinhos e a comunidade. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar e o suporte das Mulheres da Paz, capacitadas pelo Pronasci.  

Outro ponto relevante é o trabalho realizado a partir do Livro de Ocorrência Digital, que tem ajudado a identificar casos de violências nas unidades escolares e a mapear os dados que auxiliam no planejamento das medidas socioeducativas e pedagógicas de segurança a serem implantadas.

De acordo com a secretária Jailce Andrade, o próximo passo consiste na capacitação de um grupo de análise formado por técnicos das secretarias da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. A proposta é identificar os problemas relacionados à criminalidade e construir projetos que combatam e previnam a violência.  

Programada para ocorrer no próximo ano, a capacitação deve se estender também para os outros secretários da administração municipal. Eles farão parte de um grupo gestor de articuladores que, a partir do mapeamento dos dados, irá propor formas para atacar os pontos mais críticos e importantes para combater e diminuir a violência.

O Portal do Observatório da Violência e Criminalidade foi criado em abril, a partir da parceria entre a Prefeitura e o Ministério de Justiça, através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e tem objetivo de captar dados referentes aos índices de violência e criminalidade no Município.

Estiveram presentes no encontro o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a coordenadora do Pronasci no Município, Sara Andrade, o coordenador municipal do Observatório, Luiz Melhado, além de autoridades municipais e vereadores.

 

Foto: Marcelo Ferrão

Apresentação das ações do Observatório da Violência -

Mais Notícias

Seduc presta contas do 1º quadrimestre de 2023 em audiência pública

Seduc presta contas do 1º quadrimestre de 2023 em audiência pública

Exposições e intervenções culturais marcam 4º Festival da Sustentabilidade

Exposições e intervenções culturais marcam 4º Festival da Sustentab...

Espaço Camaçari recebe serviço de roçagem para Camaforró 2023

Espaço Camaçari recebe serviço de roçagem para Camaforró 2023

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us