O prefeito Luiz Carlos Caetano chegou na manhã desta quinta-feira (13/11) da Europa, onde passou 12 dias, e anunciou boas notícias para Camaçari.
Para dezembro, ficou acertada a visita ao Município de um grupo de executivos do Sol Meliá, que além de confirmar a construção de um resort em Genipabu, com 1.400 apartamentos o projeto está em andamento também vai construir mais duas unidades hoteleiras na cidade.
Com a crise financeira internacional, que tem afetado principalmente os Estados Unidos e a Europa, Luiz Caetano temia que o grupo espanhol adiasse a execução do projeto ou até mesmo desistisse da iniciativa. Mas, no encontro que manteve com a direção do Meliá, ficou assegurada a continuidade do empreendimento, que vai gerar mais emprego e renda para a população do Município.
Caetano visitou seis cidades italianas e duas espanholas. Na Espanha, esteve em Madri, inclusive na Universidade local, e em Barcelona, onde visitou a Feira Imobiliária.
Na capital espanhola e em Barcelona, manteve vários contatos com grupos empresariais das áreas de hotelaria e turismo. A todos, mostrou, com detalhes, os potenciais turísticos de Camaçari, que possui 42 quilômetros de orla marítima e uma boa infra-estrutura para negócios e divertimento.
MICROCRÉDITO
Na Itália, Luiz Caetano manteve audiências com os prefeitos de três cidades, como Leonardo Dominici, de Florença, Valério Lombardi, de Milão, e Carlo Nannetti, de Signa, onde inclusive ficou acertado um intercâmbio para que pessoas de Camaçari possam participar de cursos de qualificação na Europa. Também esteve com o governador de Bergamo, Valério Bettoni.
Na agenda dos encontros, a busca de investimentos italianos em Camaçari. Um grupo de empresários da Itália vem ao Município em fevereiro do próximo ano.
Um dos temas que mais ocuparam o tempo de Caetano na Europa foi a questão do microcrédito. Ele lembrou que a situação confortável que a Itália vive perante a crise financeira internacional deve-se justamente ao fato de o país apoiar integralmente as micro e pequenas empresas e de a grande maioria dos bancos italianos serem regionais.
Para Luiz Caetano, uma das metas do governo de Camaçari é pautar o crescimento sob as bases do estímulo às micro e pequenas empresas, a fim de possibilitar o desenvolvimento sustentável do Município. Foi inclusive com essa idéia que ele manteve demorado contato com o presidente da Comissão de Microcrédito do Parlamento italiano, Mário Battini, que garantiu visitar Camaçari em janeiro próximo.

Viagem de 12 dias reforça imagem de Camaçari no exterior -