Prefeito vistoria obra da UPA

Iwwa Agência
Publicado 05/09/2012 03:09:00

O prefeito Luiz Caetano visitou nesta quarta-feira (05/09) as instalações da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Gleba A. “Estou impressionado com os avanços da obra e satisfeito em poder entregar até o final do mês, mais essa unidade de saúde aos moradores de Camaçari”, ressaltou o gestor.

Durante visita, o prefeito informou ainda que os investimentos na área da saúde estão em pleno vapor no Município. Entre as novas ações previstas para serem executadas, o prefeito destacou a construção da Maternidade Pública de Camaçari e o serviço de internamento domiciliar, este último será realizado através da parceria entre o HGC (Hospital Geral de Camaçari) e a Sesau (Secretária Municipal da Saúde). 

Prevista para ser entregue no final de setembro, a UPA da Gleba A, segunda do tipo 2 no Município, está com 85% das obras concluídas. No momento, são realizados os serviços de pintura, implantação de esquadria, instalação da rede elétrica e dos dutos de oxigênio e outros gases, além da finalização da rede hidráulica.

Paralelo à execução da obra, a Sesau está adquirindo o mobiliário da unidade de saúde e selecionando a equipe médica e de assistentes sociais que vão atuar na unidade. A cada plantão serão disponibilizados três clínicos gerais, um pediatra, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Existe a previsão ainda de incluir um especialista em ortopedia na equipe. Além do atendimento médico, no local serão realizados eletrocardiograma de urgência, exames laboratoriais e de bioimagem.

A UPA terá 12 leitos de observação, três de reanimação cardiopulmonar e dois de sutura, além de consultórios médicos, salas de emergência, de classificação de risco, de realização de exames e de assistência social.

A unidade vai contar ainda com recepção, vestiário, sala de armazenamento, guarda temporária de cadáver, refeitório, quarto de plantonistas, copa, sala administrativa, espaço para desembarque de ambulância, direção, sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais e estacionamento.

“Poucas cidades na Bahia possuem uma UPA como essa. A unidade é um pequeno hospital que vai ajudar a desafogar o atendimento de urgência em Camaçari”, informou o secretário da Saúde, Vital Sampaio, ao ressaltar que os investimentos para a construção da unidade foram adquiridos através do Ministério da Saúde e do Fundo Municipal de Saúde.

O secretário informou ainda que com a nova unidade de pronto atendimento o Município supera a meta determinada pelo Ministério da Saúde que é de possuir uma UPA tipo 2  para cada 200 mil habitantes. Camaçari possui uma UPA do tipo 2 no bairro Nova Aliança e quatro UPAs do tipo 1, instaladas no bairro Gleba B e nas localidades de Arembepe, Monte Gordo e Vila de Abrantes. 

Slideshow | 4 fotos

Prefeito vistoria obra da UPA

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.