Prefeito vistoria estação elevatória

Iwwa Agência
Publicado 03/12/2012 02:12:51

Durante visita, realizada na manhã desta segunda-feira (03/12), à primeira estação elevatória do sistema de esgotamento sanitário da sede do Município, o prefeito Luiz Caetano elogiou a estrutura do local. 

O gestor municipal ficou satisfeito em ver o planejamento e o comprometimento das equipes da Prefeitura e da Ebisa (Engenharia Brasileira, Indústria e Saneamento S/A), empresa responsável pela obra. “A parceria vai colaborar para que tudo seja entregue no prazo”, ressaltou o prefeito. 

Acompanhado dos representantes da Ebisa e dos secretários municipais, o prefeito conheceu como será o funcionamento das elevatórias, a partir da obra realizada na rua Paranapanema, no bairro Natal. “Estou tranquilo por saber que a obra está adiantada. Em maio de 2013, a estação entra em funcionamento para a fase de testes”, comentou o gestor. 

Antes da visita, o prefeito se reuniu com os representantes da empresa para cobrar mais celeridade no processo de implantação da rede de esgoto domiciliar e verificar o planejamento até a conclusão das obras.

De acordo com o representante da empresa, Roberval Barros, a obra está em fase de conclusão em diversas frentes, como na construção das três estações elevatórias da sede, das redes convencionais e acumulativas, construção dos interceptores subterrâneos à linha férrea. Além disso, este mês a empresa inicia o trabalho de revisão do sistema nas áreas em que as obras foram concluídas. 

A previsão é de que a obra seja concluída até julho de 2013. Ao entrar em operação, a implantação do sistema de esgotamento irá atender cerca de 25 mil moradores que vivem em 17 mil imóveis localizados em seis bairros da sede, o que vai permitir elevar para 88%, a cobertura da rede de esgoto no Município.

A implantação do sistema de esgotamento influencia diretamente nas obras de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari. “Com a construção da rede nas áreas de intervenção da obra do rio, o esgoto deixará de ser despejado no Rio Camaçari e passará a ser bombeado para a estação de tratamento na Cetrel”, informou João Bosco Quirelli, secretário da Habitação que também acompanhou a visita. 

O secretário ainda destacou que a Prefeitura está captando recursos, junto ao Ministério das Cidades, para, dentre outras ações, complementar a rede de saneamento básico de Camaçari, através da segunda etapa das intervenções da Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari. “A próxima fase irá ampliar a rede de esgoto e contemplar os bairros que ainda não foram atendidos”. 

A preocupação da administração municipal nas questões de saneamento básico reflete não só na vida dos moradores, como também coloca Camaçari em destaque, sendo uma das poucas cidades no país a por em prática à Lei nº 11.445/07, que aponta diretrizes para o desenvolvimento de políticas de saneamento básico, a partir da oferta de serviços essenciais como abastecimento de água potável, limpeza urbana e esgotamento sanitário. 

O prefeito Luiz Caetano esteve acompanhando dos secretários da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Saúde, Vital Sampaio, além de representantes da Embasa e Ebisa. Também estiveram presentes o prefeito eleito Ademar Delgado e o deputado estadual Bira Corôa (PT). 

 

Slideshow | 8 fotos

Prefeito vistoria estação elevatória

Mais Notícias

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.