Prefeito vistoria estação elevatória

Iwwa Agência
Publicado 03/12/2012 02:12:51

Durante visita, realizada na manhã desta segunda-feira (03/12), à primeira estação elevatória do sistema de esgotamento sanitário da sede do Município, o prefeito Luiz Caetano elogiou a estrutura do local. 

O gestor municipal ficou satisfeito em ver o planejamento e o comprometimento das equipes da Prefeitura e da Ebisa (Engenharia Brasileira, Indústria e Saneamento S/A), empresa responsável pela obra. “A parceria vai colaborar para que tudo seja entregue no prazo”, ressaltou o prefeito. 

Acompanhado dos representantes da Ebisa e dos secretários municipais, o prefeito conheceu como será o funcionamento das elevatórias, a partir da obra realizada na rua Paranapanema, no bairro Natal. “Estou tranquilo por saber que a obra está adiantada. Em maio de 2013, a estação entra em funcionamento para a fase de testes”, comentou o gestor. 

Antes da visita, o prefeito se reuniu com os representantes da empresa para cobrar mais celeridade no processo de implantação da rede de esgoto domiciliar e verificar o planejamento até a conclusão das obras.

De acordo com o representante da empresa, Roberval Barros, a obra está em fase de conclusão em diversas frentes, como na construção das três estações elevatórias da sede, das redes convencionais e acumulativas, construção dos interceptores subterrâneos à linha férrea. Além disso, este mês a empresa inicia o trabalho de revisão do sistema nas áreas em que as obras foram concluídas. 

A previsão é de que a obra seja concluída até julho de 2013. Ao entrar em operação, a implantação do sistema de esgotamento irá atender cerca de 25 mil moradores que vivem em 17 mil imóveis localizados em seis bairros da sede, o que vai permitir elevar para 88%, a cobertura da rede de esgoto no Município.

A implantação do sistema de esgotamento influencia diretamente nas obras de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari. “Com a construção da rede nas áreas de intervenção da obra do rio, o esgoto deixará de ser despejado no Rio Camaçari e passará a ser bombeado para a estação de tratamento na Cetrel”, informou João Bosco Quirelli, secretário da Habitação que também acompanhou a visita. 

O secretário ainda destacou que a Prefeitura está captando recursos, junto ao Ministério das Cidades, para, dentre outras ações, complementar a rede de saneamento básico de Camaçari, através da segunda etapa das intervenções da Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari. “A próxima fase irá ampliar a rede de esgoto e contemplar os bairros que ainda não foram atendidos”. 

A preocupação da administração municipal nas questões de saneamento básico reflete não só na vida dos moradores, como também coloca Camaçari em destaque, sendo uma das poucas cidades no país a por em prática à Lei nº 11.445/07, que aponta diretrizes para o desenvolvimento de políticas de saneamento básico, a partir da oferta de serviços essenciais como abastecimento de água potável, limpeza urbana e esgotamento sanitário. 

O prefeito Luiz Caetano esteve acompanhando dos secretários da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Saúde, Vital Sampaio, além de representantes da Embasa e Ebisa. Também estiveram presentes o prefeito eleito Ademar Delgado e o deputado estadual Bira Corôa (PT). 

 

Slideshow | 8 fotos

Prefeito vistoria estação elevatória

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.