O prefeito Luiz Caetano realizou, na manhã desta segunda-feira (06/08), mais uma visita às obras de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, maior intervenção urbanística da história do Município.
Acompanhado de secretários municipais e da equipe técnica da empresa que executa as intervenções, o prefeito acompanhou o andamento das obras dos trechos seis e sete, que vão da rua do Telégrafo, nas imediações da Cidade do Saber, à avenida 28 de Setembro.
Na ocasião, o prefeito verificou o andamento da reconstrução da ponte que vai ligar o centro da cidade aos bairros Natal, Gleba B e Parque Florestal e, em seguida, percorreu o canteiro de obra até a avenida Manoel Mercês, antiga Radial B.
Durante o trajeto, Caetano declarou estar satisfeito com o estágio avançado das intervenções. “Esta obra é um divisor de águas para Camaçari e é muito gratificante vê-la tomando forma e saber que em breve a vida da população vai melhorar ainda mais”, destacou.
Entre os trechos seis e sete serão construídas pistas às margens do rio, área comercial, ciclovias, passeios, parques infantis, quadras poliesportivas, centros de convivência e quiosques, além da integração do Horto Florestal e a construção de uma praça.
Ainda está prevista a construção de pontilhões, destinados a pedestres e ciclistas, e a substituição das pontes da rua do Telégrafo e das avenidas 28 de Setembro e Tupinambás, antigas Radial A e C respectivamente.
A ponte da rua do Telégrafo está 60% concluída e a previsão da Prefeitura é de entregar à população até setembro. No local, já foram executados os serviços de fundação, cravação de estacas metálicas e concretagem dos blocos de fundação.
Atualmente, as equipe trabalham para edificar as 12 vigas pré-moldadas, serviço que deve ser concluído em 10 dias e antecipa a concretagem da laje de piso, intervenção que integra as etapas finais da obra.
A primeira parte do trabalho de contenção foi concluída, assim como a construção do gabião da margem esquerda do Rio Camaçari. Além disso, até o final do mês deve ser feito o gabião da margem direita, no trecho que vai da Cidade do Saber à avenida Manoel Mercês. Concluída esta etapa, serão executadas as obras de macro drenagem e terraplanagem das vias que serão implantadas no local.
A OBRA
O projeto de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari está dividido em 18 trechos e abrange 25 quilômetros de extensão. Além da urbanização, o projeto engloba obras complementares, como a revitalização do Horto Florestal. A previsão é de que a intervenção seja concluída no prazo de dois anos, mas a intenção da Prefeitura é entregar algumas etapas da obra até o final do ano.
As intervenções irão contemplar 21 dos 52 bairros da sede e beneficiar cerca de 90 mil pessoas, o que equivale a aproximadamente 64% da população da sede do Município.