O prefeito Luiz Caetano acompanha, nesta sexta-feira (08/05), a partir das 8h, o andamento das obras de construção e reforma das passagens de nível sobre a linha do trem, no Centro de Camaçari.
A previsão é de que o novo sistema de tráfego entre em funcionamento até final do mês.
As intervenções atendem a crescente demanda do Município, que hoje se projeta como sede do maior Complexo Industrial do Hemisfério Sul e abriga atualmente cerca de 90 empresas, responsável pela geração de 15 mil empregos diretos e cerca de 30 mil indiretos.
Em função da expansão econômica, mais de 65 mil veículos passam diariamente pela cidade. De 2004 até então, Camaçari passou a contar com mais 30 mil veículos circulando nas ruas. As mudanças no trânsito diminuem os congestionamentos e melhoram o tráfego nas vias públicas, afirma Orlando Gomes, da Superintendência do Trânsito e Transportes (STT).
As obras da passagem de nível também trazem reflexos positivos no comércio local, já que as facilidades de deslocamento atraem um maior número de pessoas. Segundo a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), Joilma Freitas, as intervenções dão uma nova dinâmica à cidade e contribuem com aumento das vendas no comércio. Existem pessoas que desistem de vir até o Centro porque não querem enfrentar engarrafamento, diz.
As mudanças prevêem a construção de três passagens de nível sobre a linha do trem que corta o Município. Os novos cruzamentos sobre a via férrea estão sendo construídos na rua Parapanema, praça Desembargador Montenegro e na praça dos 46. As duas existentes na região, localizadas nas do Alecrim, e da Natividade também estão sendo recuperadas.
Alterações incluem a instalação de dois novos semáforos ao longo da avenida Eixo Urbano Central e um na avenida comercial (próximo ao Colégio Modelo). A região também ganha mais pontos de luz e novas lâmpadas mais potentes, além de sinalização horizontal e vertical em todo o percurso alterado. Paisagismo e instalação de passagem de pedestre, com rampas para deficientes físicos completam o projeto.
Everaldo Barbosa, 26 anos, sai da avenida Jorge Amado e direção ao Centro da cidade todos os dias da semana para trabalhar. Para o comerciante, as obras trazem economia de tempo e redução das despesas com combustível. Para chegar ao trabalho faço um retorno imenso e perco quase meia hora com isso. As passagens de nível vão melhorar bastante o percurso, diz.
O custo das obras é de, aproximadamente, R$ 450 mil. O projeto é da STT e a fiscalização fica por conta da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
MUDANÇA NO TRÂNSITO
Quando as novas passagens de nível forem liberadas, a avenida Eixo Urbano Central passa a operar com mão única em cada pista. O fluxo de veículos na parte superior, que passa na frente aos colégios São Thomaz e Normal, será sentido bairro dos 46 Rodoviária. Na parte baixa, que passa ao lado do Centro Comercial e da praça Desembargador Montenegro, segue no sentido contrário, em direção ao bairro dos 46.
Os veículos que descem a avenida Francisco Drumond sentido Centro, seguem a direita da avenida Eixo Urbano Central e passam pela passagem de nível que fica próxima a passarela da praça Montenegro.
Na rua Parque Central (fundo da feira), mantêm a mão para quem vem da Eixo Urbano Central, mas quem sai da rua para a avenida só pode pegar a direita e não mais a esquerda.
As pessoas que saem da Estação Rodoviária em direção ao Centro devem descer a rua da Rodoviária, pegar a passagem de nível da rua Paranapanema e seguir na margem inferior da Eixo Urbano Central.
O acesso à avenida Comercial, a rua da Natividade passa a operar em mão única. Desta forma, os motoristas devem dobrar a esquerda, em direção à rua Castro Alves. Para quem vem da av. Eixo Urbano Central (sentido rua da Natividade), o trajeto permanece o mesmo.
Quem sai da Francisco Drumond para a Eixo Urbano Central deve pegar a direita. Quem está na avenida Eixo Urbano Central e quer pegar a Francisco Drummond, também entra à direita.
O planejamento prevê ainda mudanças na rua do Alecrim, que passa a operar em sentido contrário, a partir da rua da Bandeira em direção à Av. Eixo urbano Central e nas ruas Rio Madeira e João DErrico que terão acesso permitido apenas pela av. Eixo Urbano Central.
Já os veículos que saem da praça dos 46 precisam pegar a passagem de nível em construção no entorno para ter acesso à parte superior da Eixo Urbano Central, ao invés de descer a rua das almas, como ocorre atualmente.