Prefeito toma posse como presidente da Junta Militar

Iwwa Agência
Publicado 25/10/2017 01:10:57

O prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo, participou na manhã desta quarta-feira (25/10), da cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional e de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens dispensados do serviço militar. O evento foi marcado pela posse do prefeito como presidente da Junta de Serviço Militar. O ato ocorreu no Tiro de Guerra, na Avenida Radial C.

A solenidade foi conduzida pelo Major Rafael Silva, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) de Salvador, acompanhado do sargento do exército e chefe de instrução dos atiradores do Tiro de Guerra de Camaçari, Altair Mendes e do Tenente Fernando Góes, Delegado do PRM. O major Rafael Silva falou da importância do ritual. “É um ato constitucional em que os jovens, na frente do símbolo maior da nossa nação, que é a nossa bandeira, demonstram o amor pelo nosso país”, explicou. De acordo com os oficiais, os dispensados não prestarão serviço militar, mas deverão permanecer de prontidão para servir à Pátria, se necessário, até completarem 30 anos.

Antes do juramento à bandeira e entrega dos certificados, foi realizada a cerimônia de posse do prefeito Elinaldo como presidente da Junta de Serviço Militar, honra concedida somente ao chefe do Poder Executivo Municipal. “Para mim é mais do que um orgulho poder ser empossado pelo Tiro de Guerra e farei o que estiver ao meu alcance para honrar este compromisso”, falou o prefeito.

O juramento à bandeira para os reservistas acontece em diversas etapas ao longo do ano. Esta é a quarta dispensa ocorrida este ano. A anterior foi realizada em agosto. Na cerimônia de hoje, os jovens que nasceram em 1999 e anos anteriores, foram dispensados. Geralmente, no município, aproximadamente 3 mil jovens se alistam para prestar o serviço militar por ano. No entanto, apenas 50 são incorporados à Junta de Serviço Militar de Camaçari. 

O alistamento militar é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. O procedimento acontece anualmente entre os meses de janeiro e junho, após esse período o sistema online faz uma seleção geral dos que serão dispensados.

Participaram da solenidade ainda o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Antônio Falcão, o 1º Tenente e oficial mobilizador do PRM, Jadir Ferreira Ribeiro, e o Secretário da Junta Militar, Carlos Santana.

Slideshow | 3 fotos

Prefeito toma posse como presidente da Junta Militar

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.