A situação dos barraqueiros da Praia do Porto, em Guarajuba, orla de Camaçari, foi discutida nesta terça-feira (02/03) entre o grupo, o prefeito Luiz Caetano e condôminos que residem próximo ao local. Preocupado em atender, de imediato, as demandas dos comerciantes, o chefe do executivo visita o local nesta quarta-feira (03/03), às 14h. O objetivo é verificar, in loco, como ficaram as seis barracas destruídas pela ação do mar, no último domingo (28/02).
Na reunião, o prefeito Luiz Caetano garantiu que os prejudicados terão os problemas solucionados. Ele se comprometeu em contratar a consultoria de Aleixo Belov, consultor de uma empresa especializada em engenharia portuária subaquática, para realização de enrocamento (tipo de construção de quebra-mar) em Guarajuba, experiência bem sucedida na praia de Jauá. A presença de um representante da Gerência de Patrimônio da União (GPU) ao local também foi sinalizada.
O governo municipal não tomou nenhuma providência anteriormente porque queria discutir as ações em conjunto com os barraqueiros. No encontro, o prefeito Caetano, falou sobre a possibilidade de relocar os profissionais prejudicados para a área do Mercado Municipal de Monte Gordo, que passará por reformas em breve.
Vivaldo Matias dos Santos, membro da Associação de Barraqueiros de Guarajuba, avaliou o encontro de forma positiva e aproveitou para solicitar acesso do ônibus coletivo à praça da Juventude. Atualmente, segundo o líder comunitário, o veículo para na pista. O lugar onde o carro deixa os passageiros é longe e, por isso, muita gente deixa de ir até nossas barracas, declara.
Em outubro do ano passado, o prefeito assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a GPU (Gerência Patrimonial da União) que previa, em dois anos, a retirada dos comerciantes instalados em área de Marinha.

Caetano discute soluções com os barraqueiros de Guarajuba -