Prefeito reúne com comunidade cigana

Iwwa Agência
Publicado 28/05/2014 03:05:20

A Prefeitura vai fortalecer as ações de promoção social, de saúde e de valorização da cultura do povo cigano. A informação foi divulgada pelo prefeito Ademar Delgado, durante encontro com representantes da comunidade cigana de Camaçari, nesta quarta-feira (28/05).

Ao ressaltar a importância da aproximação e do diálogo permanente com a comunidade cigana, o prefeito Ademar Delgado falou sobre a preocupação da administração municipal em fazer o trabalho de inclusão social com os povos tradicionais. 

Dentre as ações previstas para o mês de julho está a realização de uma feira com atendimento em saúde e assistência social, a exemplo de aferição de pressão arterial, confecção do cartão SUS (Sistema Único de Saúde), orientação nutricional, cadastramento do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e palestras sobre os serviços oferecidos pela administração municipal.

Além disso, serão reimpressas a cartilha do governo federal sobre a cultura cigana e disponibilizadas na rede de ensino do Município, será realizado o Festival de Cultura Cigana Itinerante nas escolas da rede pública, inseridas atividades ciganas na 3ª edição do Festival de Cultura e Arte, além do cadastramento de todas as pessoas de origem cigana para serem incluídas nos bancos de dados das secretarias municipais.

O representante do povo cigano na Bahia, Gilson Dantas, destacou que a preocupação do prefeito em ampliar as políticas públicas de diversos segmentos em Camaçari beneficia também a comunidade cigana.

O encontro foi intermediado pelo vereador José Marcelino (PT), que na oportunidade falou da intenção de criar um projeto de lei tornando o dia 24 de maio, que é o Dia Nacional do Povo Cigano, também em uma data municipal. Camaçari possui cerca de 400 famílias ciganas que residem em assentamentos na sede e orla. Uma comissão foi formada para estreitar o diálogo entre a administração municipal e a comunidade cigana.

Também participaram do encontro o secretário do Desenvolvimento Social, Helio Santos, e os subsecretários da Saúde e Desenvolvimento Economico, Lêda Duarte e Humberto Leite, respectivamente. Estiveram presentes também técnicos das secretarias da Cultura, Cidadania e Inclusão e Educação. 

 

Slideshow | 2 fotos

Prefeito reúne com comunidade cigana

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.