Prefeito reforça apoio ao programa

Iwwa Agência
Publicado 06/06/2011 03:06:43

O prefeito Luiz Caetano participou do lançamento do programa estadual Pacto Pela Vida e reforçou o empenho do Município na luta e combate ao crime. “Iremos convocar a sociedade civil para apoiar e consolidar o pacto em Camaçari.”

O programa foi lançado pelo governador Jaques Wagner na manhã desta segunda-feira (06/06), no Salão Yemanjá, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A proposta é unir o Estado, as prefeituras e sociedade civil para reduzir os índices de violência, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida e o patrimônio.

Jaques Wagner disse que a participação dos prefeitos é de grande importância, pois eles são “os braços fundamentais do estado brasileiro nas políticas públicas para a sociedade.” Wagner convocou também a sociedade civil para opinar na construção do Pacto Pela Vida e falou da felicidade em poder lançar o programa com a presença de diversos setores da sociedade baiana. 

Jaques Wagner anunciou um pacote de ações na área da Segurança Pública, com a aquisição de 500 viaturas, contratação de 150 policiais civis, realização de concurso para o Departamento de Polícia Técnica e ampliação da rede dos CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas). O governador ainda assinou o projeto de lei para a criação do Sistema de Defesa Social, a ser enviado à Assembléia Legislativa.

Entre as iniciativas já realizadas pelo Estado para reforçar as ações de Segurança Pública, estão convocação de 3.500 policias militares e a criação da Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar.

 O programa, apresentado pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, incorpora ações do Sistema Único de Segurança Pública e do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) na luta contra a violência na Bahia. De acordo com o secretário, serão realizadas diversas campanhas educativas para conscientizar a população.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que é fundamental o envolvimento da sociedade com as questões de segurança pública e que “segurança não é feita dentro de gabinete e sim nas ruas com a comunidade.”

Durante o lançamento do Pacto pela Vida, o governador e o ministro da Justiça destruíram uma arma como símbolo das armas a serem recolhidas durante a Campanha de Desarmamento. Eles assinaram junto com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o secretário Maurício Barbosa,um acordo de cooperação com o governo federal.

O evento teve início com o Hino da Bahia. Após isso, houve apresentação do Coral dos Meninos do Abrigo de São Joaquim e na sequência, encenação da peça Sai Dessa, que aborda a questão das drogas. Ao final, houve apresentação musical com o grupo Parangolé.

O evento contou com as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Brito, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, os cantores Durval Lélis, Margareth Menezes e Tatau, artistas, policiais civis e militares, representantes dos direitos da criança e adolescente, indígenas, negros, mulheres, sindicalistas, religiosos, deficientes físicos, entre outros.

Slideshow | 2 fotos

Prefeito reforça apoio ao programa

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.