O prefeito Antonio Elinaldo recebeu na manhã desta quinta-feira (14/9) representantes da Secretaria de Governo da Presidência da República. A visita foi para realizar uma entrevista para o projeto Estratégias e Práticas de Inovação Social como Vetor de Indução e Aperfeiçoamento das Políticas Públicas para o cumprimento da Agenda 2030.
A vinda dos representantes do governo tem o objetivo de realizar estudos e análises dos programas federais, particularmente da área social, para ouvir as dificuldades, sugestões, os aspectos positivos e negativos, diagnosticar como está execução e ver o que pode ser melhorado.
O prefeito Elinaldo relatou a situação do município quando assumiu o governo. “Encontramos muitos programas parados por problemas, sem funcionar e perdemos recursos, como o do Plano de Ações Articuladas, o PAR, que estamos viabilizando depois de oito anos sem receber. Primeiro estamos colocando a casa em ordem para poder cobrar”.
Também participou da entrevista o secretário do Governo, Helder Almeida, que pontuou problemas encontrados desde o planejamento em programas como o Minha Casa, Minha Vida e na obra do Rio Camaçari, que será necessário ainda refazer o plano de obras.
Umas das ações que agradou a equipe visitante foi a forma de identificação das demandas da população que ocorreu através o Plano Plurianual (PPA) Interativo, via internet, e do programa Prefeitura nos Bairros, que é executado quizenalmente.
O assessor da Secretaria de Governo da Presidência da República, Romulo Macedo, pontou o sobre o resultado do trabalho. “Vai ser discutido posteriormente numa oficina regional, para aprofundar o debate, porque em março vamos promover, em Brasília, um Seminário Internacional para a criação de um marco estratégico para aperfeiçoamento de políticas públicas”.
As visitas são realizadas em oito regiões do país e Camaçari está inserida na Mesorregião Metropolitana de Salvador. Um dos motivos da visita ao município foi pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto, comparado ao da região, já que a visita ocorre em cidades com baixas e altas taxas, para haver uma comparação.
Em um segundo momento, também foram ouvidos os gestores das secretarias voltadas para cunho social, a do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Simara Ellery, da Educação, Neurilene Martins, da Saúde, Elias Natan, da Infraestrutura e Habitação, Joselene Cardim, e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Vilalva, para aprofundar um pouco mais o debate. Por fim, foram entrevistados representantes dos conselhos municipais relacionados às pastas.
Na oportunidade também foram apresentados os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável que faz parte de um acordo assinado pelo Brasil com a Organização das Nações Unidas (ONU) e devem estar inseridas no próximo PPA.
Também participou da entrevista o coordenador da Secretaria de Governo da Presidência da República, Rafael Lisboa.