O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu ontem (22/07), do governo da Bahia, a insígnia Grã-Cruz da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia.
A cerimônia aconteceu no Palácio Rio Branco e foi prestigiada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, que fez questão de ressaltar a importância para a Bahia em condecorar o presidente da República, que tanto contribuiu para diminuir as desigualdades e promover a inclusão social.
O governador da Bahia, Jaques Wagner, falou que o presidente Lula é um exemplo a ser seguido por mostrar o compromisso com o povo brasileiro. Ele disse que, apesar de Lula estar próximo do final do mandato à frente da Presidência da República, a missão dele é a busca pela libertação dos brasileiros e isso não acabará ao deixar o cargo.
“O compromisso de Lula é um compromisso de vida”, disse o governador.
Ao receber a medalha em uma faixa com as cores da Bahia, o presidente Lula ressaltou que a condecoração representa uma reconciliação histórica entre Pernambuco e Bahia, ao fazer alusão às “pendengas” antigas existentes entre os dois estados.
O presidente Lula falou ainda do importante papel das heroínas Maria Quitéria e Joana Angélica, assim como dos caboclos, negros e brasileiros de todas as origens que fizeram com que o grito do Ipiranga ecoasse em todo o Brasil.
“Se não fosse a coragem do povo baiano o sonho de um Brasil livre demoraria mais para ser concretizado”, reconheceu o presidente.
A Grã-Cruz é o mais alto grau da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, criada através da Lei nº 11.902/10 em homenagem à consolidação da Independência do Brasil na Bahia