Prefeito prestigia ensaio do grupo

Iwwa Agência
Publicado 20/04/2011 04:04:31

“A educação se transforma com cultura e é isso que buscamos com mais este grandioso projeto”. A afirmação foi feita pelo prefeito Luiz Caetano, durante o 5º ensaio da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (20/04), no Teatro da Cidade do Saber.

O prefeito aproveitou a oportunidade para desejar boas vindas à orquestra, formada por 47 músicos profissionais de vários estados brasileiros. Caetano salientou ainda que a arte, sobretudo a música, estimula os estudantes e fortalece o ensino no Município.

A iniciativa, que integra o Programa de Iniciação Musical da Seduc (Secretaria da Educação) de Camaçari, tem objetivo de beneficiar aproximadamente 5.200 alunos da rede municipal de ensino, através de aulas que serão ministradas pelos músicos da orquestra, em 14 pólos (escolas) musicais.

Ainda na visita, Caetano anunciou um investimento de R$ 1 milhão na compra dos instrumentos musicais que serão utilizados pelos estudantes durante as aulas.

De acordo com o maestro Bira Marques, responsável pela orquestra, o conjunto é o segundo do Brasil com o perfil popular. Ele explica que o projeto de iniciação musical dos estudantes tem empolgado tanto aos músicos da orquestra, quanto a grandes nomes da música, a exemplo dos cantores Luiz Caldas e Gerônimo. “O projeto tem motivado a todos”, afirmou.

Ainda segundo o maestro, as aulas nas escolas estão previstas para o mês de maio, logo após a chegada dos instrumentos musicais.

 PÓLOS MUSICAIS

Dos 14 Pólos Musicais, quatro são na orla e os demais na sede do Município. Há ainda um pólo especial, o da Cidade do Saber, onde ficam alojados instrumentos especiais como piano, oboé, fagote, violoncelo, violino e violas.

Na sede, os pólos ficam instalados nas escolas municipais Professora Maria José de Matos, no bairro da Gleba B, Centro de Educação Municipal Camaçari (CEMC), no Phoc II, Virgínia Reis Tude, na Piaçaveira, do Natal, no bairro Natal, Félix Joaquim de Moraes, no Camaçari de Dentro e o Alberto Ferreira Brandão, na Gleba H.

Há ainda as escolas Reitor Edgar Santos, na Gleba A, Helena Celestino de Magalhães, no Gravatá, Luís Pereira Costa, no Dois de Julho, e a Yolanda Pires, no Jardim Limoeiro, que também funciona como pólo sinfônico, ou seja, agrupa diversos tipos de instrumentos, como de metais, madeira e percussão.

Na orla, os pólos musicais ficam nas escolas Amélia Rodrigues, em Monte Gordo, Américo Ferreira, em Barra do Pojuca, Tancredo Neves, em Jauá, e Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, sendo este último um pólo sinfônico.

Slideshow | 2 fotos

Prefeito prestigia ensaio do grupo

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.