O prefeito de Camaçari e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Luiz Caetano, participou, nesta quinta-feira (28/04), do lançamento do Pacto pela Educação – Todos pela Escola, idealizado pela SEC (Secretaria Estadual da Educação).
O evento, realizado no IAT (Instituto Anísio Teixeira), em Salvador, contou com a presença do governador Jaques Wagner.
Para Caetano, a iniciativa é uma ação bem articulada e tem total apoio da UPB. “Agora é hora de unir a sociedade e municípios na busca por uma educação cada vez melhor”. O prefeito ainda salientou que Camaçari fará parte do projeto e que educação de qualidade “já é uma prioridade no Município”.
De acordo com o secretário da Educação de Camaçari e então presidente da Undime – BA (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação), Luiz Valter Lima, Camaçari será um colaborador ativo para que o Pacto aconteça e seja um sucesso.
Durante o lançamento, o governador Jaques Wagner falou da grandiosidade do projeto e da importância de cada município se engajar na ação. “Eu gosto daqueles que sentem prazer em trabalhar em equipe”. Ele ainda ressaltou que “as famílias precisam voltar a ter noção do valor do professor”.
A apresentação do Pacto pela Educação – Todos pela Escola foi feita pelo secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, que pontuou os 10 compromissos para fortalecer a escola pública, bem como as obrigações do Estado e municípios no projeto.
PACTO PELA EDUCAÇÃO
O principal objetivo do projeto é alfabetizar todas as crianças de até oito anos de idade, através de parceria com os municípios baianos. A intenção é garantir aos estudantes o direito de aprender com um ensino de qualidade.
Entre as responsabilidades do Estado estão promover atividades coletivas regionais de orientação, acompanhamento e avaliação, além de produzir e distribuir materiais pedagógicos para as escolas.
Os municípios irão acompanhar e avaliar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental, identificando, desde o início do ano letivo, aqueles que apresentam dificuldades, bem como instalar salas de leitura e oferecer reforço escolar, em outro turno, para os estudantes com dificuldades na aprendizagem.
CAMAÇARI
Em Camaçari, a educação é levada a sério. No Município, as práticas pedagógicas são norteadas por sete eixos estruturantes: educação inclusiva, ambiental, esporte, robótica, informática, arte-educação e ciências experimentais.
Programas importantes e ferramentas atrativas despertam no aluno a interesse pela escola. Ginásios esportivos, Programa de Iniciação Musical, Mais Educação, kits de fardamento escolar com mochilas, merenda escolar de qualidade e unidades de ensino bem equipadas são algumas das inúmeras ações que têm mudado a cara da educação de Camaçari, que atende estudantes da educação infantil ao fundamental II (5ª a 8ª).
Os investimentos não param por aí. Aluno letrado é sinal de professor qualificado, e no Município, a formação continuada dos professores faz parte das ações do governo. Ferramentas como os computadores entregues a grande parte do corpo docente efetivo da rede municipal de ensino, estão entre os projetos que mudaram o dia-a-dia do aluno na sala de aula, pois contam com educadores mais preparados e atualizados.