Prefeito participa de reunião com colegiado da Sesau

Ascom
Publicado 15/03/2021 06:03:54

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e o secretário da Saúde (Sesau), Elias Natan, participaram nesta segunda-feira (15/3) de uma reunião com o colegiado da saúde do município. Na pauta, foram tratados assuntos relacionados aos últimos ajustes para a entrega do Centro Intermediário de Combate ao Coronavírus (CIEC), no bairro do Parque Verde, equipamento localizado na sede do município, e da Unidade de Saúde da Família (USF) de Buris de Abrantes, que faz parte do distrito sanitário de Abrantes.

Conforme a equipe técnica da Sesau, o CIEC contará com 20 leitos clínicos de enfrentamento ao vírus, uma sala vermelha para estabilização do paciente e o atendimento funcionará por demanda espontânea. Na oportunidade, também foi feito um balanço do cenário epidemiológico da pandemia e do processo de imunização da população contra o Covid-19.

“A nossa principal missão neste momento é salvar a vida da população. Estamos comprometidos no enfrentamento da pandemia e com a inauguração do CIEC conseguiremos atender mais cidadãos. Permaneço atento e acompanhando todo o cenário epidemiológico da nossa cidade, assim como também a nível nacional e internacional. Com fé em Deus nós vamos vencer esse vírus”, declarou o prefeito Elinaldo.

Na última semana, a Câmara de Vereadores de Camaçari aprovou o projeto de lei que autoriza a participação do município no Consórcio Público para aquisição de vacinas com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Uma reunião está prevista para o dia 22 de março para dialogar sobre a temática.

Na mesma semana, o governador da Bahia, Rui Costa anunciou a consolidação do contrato com o Fundo Soberano Russo para compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V para o estado da Bahia. A expectativa é que Camaçari possa receber 200 mil vacinas, para imunizar um terço da população do município, ainda no primeiro semestre deste ano.

Até o momento, Camaçari vacinou 8.565 pessoas, entre idosos a partir de 76 anos, profissionais da área da saúde e demais cidadãos que fazem parte da primeira fase da campanha de imunização. A aplicação da segunda dose continua ocorrendo normalmente de acordo com o calendário vacinal.

Durante o encontro, o gestor da Sesau aproveitou para falar sobre as ações da secretaria no combate ao vírus. “Nós ampliamos o acesso do usuário, principalmente dos pacientes assintomáticos através da nossa rede de atenção básica. Então, todas as unidades atendem os pacientes sintomáticos, obviamente pacientes com os quadros leves. Nós colocamos também durante os finais de semana três unidades da atenção básica atendendo aos pacientes sintomáticos, recebendo uma média de 650 pacientes e neste fim de semana, o número baixou para 219 atendimentos”, explicou Natan.

Participaram da reunião as diretoras Elaine Teixeira, da Média e Alta Complexidade; Elba Brito, do Controle e Regulação do SUS e Tamy Fonseca, do Planejamento da Sesau. 

Mais Notícias

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e propostas

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.