Prefeito participa de evento comemorativo

Iwwa Agência
Publicado 11/07/2013 04:07:44

O prefeito Ademar Delgado participou na manhã desta quinta-feira (11/07) do evento comemorativo dos 35 anos do Polo Industrial de Camaçari. Durante a cerimônia, realizada no auditório da Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), em Salvador, foi apresentado o novo plano diretor do Polo, que vai permitir a atração de novos investimentos para o Município e o fortalecimento da cadeia produtiva do complexo.

Além de ampliar a poligonal do Polo, dos atuais 13,4 mil hectares para 29,3 mil hectares, o novo plano diretor estabelece novos critérios e restrições para a instalação de novas indústrias, além de criar um comitê gestor para compartilhar a administração do complexo, formado pelo Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), a SICM-BA (Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia), a Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial) e as Prefeituras de Camaçari e Dias D’Ávila.

De acordo com o prefeito Ademar Delgado, a ideia de criação de um comitê gestor é bastante interessante, uma vez que vai promover a integração entre Estado, Município e empresários. “O Polo Industrial está crescendo, assim como o Município, que tem investido bastante em áreas como infraestrutura, mobilidade urbana, esgotamento sanitário e qualificação profissional, para que as oportunidades que chegam à Camaçari sejam compartilhadas com a população local”, observou o gestor. 

O governador Jaques Wagner também marcou presença no evento e ressaltou a importância do momento, que considera pujante e desafiador com a chegada de novas empresas de diferentes segmentos no Polo. Ele ainda lançou dois desafios para o empresariado, o aprofundamento dos estudos sobre o condomínio do Polo Industrial de Camaçari, que deve ser melhor gerido sobre forma de concessão e o gerenciamento das atividades portuárias para dar mais dinamismo e competitividade ao polo.

Para o secretario da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, o novo plano diretor do Polo vai permitir a expansão planejada das áreas, assim como o licenciamento prévio de instalações industriais.

Na avaliação do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, o plano diretor do Polo consegue dar grandeza e continuidade a atração de investimentos diversificados para o Polo Industrial, além de possibilitar o adensamento da cadeia produtiva da terceira geração. “Este plano diretor representa um marco regulatório da atração de investimentos”, observou.

O projeto de expansão do Polo também foi destaque no painel Visão de Futuro do Complexo Industrial de Camaçari, através da exposição das empresas Braskem, BASF, Ford e Paranapanema. Durante o encontro, foi realizada também uma homenagem ao presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, que contribuiu para o processo de implantação do complexo industrial.  

O evento comemorativo dos 35 anos do Polo reuniu diversas autoridades políticas e empresários, além de instituições parceiras e a imprensa. Estiveram presentes ainda o presidente do Cofic, Marcelo Cerqueira, o superintendente geral do Cofic, Mauro Pereira e o superintende de Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, além dos presidentes da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Luciano Sacramento e Pedro Failla, respectivamente.

POLO

No último dia 29 de junho, o Polo industrial de Camaçari completou 35 anos de operação. Atualmente, o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul abriga mais de 90 empresas, sendo 35 unidades industriais químicas e petroquímicas, e 27 parceiras no Complexo Ford, responsáveis pela geração de 15 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. As demais empresas estão nos segmentos de metalurgia de cobre, têxtil, celulose, pneus, fertilizantes, energia eólica, bebidas e serviços. 

Slideshow | 5 fotos

Prefeito participa de evento comemorativo

Mais Notícias

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.