Prefeito participa de evento comemorativo

Iwwa Agência
Publicado 11/07/2013 04:07:44

O prefeito Ademar Delgado participou na manhã desta quinta-feira (11/07) do evento comemorativo dos 35 anos do Polo Industrial de Camaçari. Durante a cerimônia, realizada no auditório da Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), em Salvador, foi apresentado o novo plano diretor do Polo, que vai permitir a atração de novos investimentos para o Município e o fortalecimento da cadeia produtiva do complexo.

Além de ampliar a poligonal do Polo, dos atuais 13,4 mil hectares para 29,3 mil hectares, o novo plano diretor estabelece novos critérios e restrições para a instalação de novas indústrias, além de criar um comitê gestor para compartilhar a administração do complexo, formado pelo Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), a SICM-BA (Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia), a Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial) e as Prefeituras de Camaçari e Dias D’Ávila.

De acordo com o prefeito Ademar Delgado, a ideia de criação de um comitê gestor é bastante interessante, uma vez que vai promover a integração entre Estado, Município e empresários. “O Polo Industrial está crescendo, assim como o Município, que tem investido bastante em áreas como infraestrutura, mobilidade urbana, esgotamento sanitário e qualificação profissional, para que as oportunidades que chegam à Camaçari sejam compartilhadas com a população local”, observou o gestor. 

O governador Jaques Wagner também marcou presença no evento e ressaltou a importância do momento, que considera pujante e desafiador com a chegada de novas empresas de diferentes segmentos no Polo. Ele ainda lançou dois desafios para o empresariado, o aprofundamento dos estudos sobre o condomínio do Polo Industrial de Camaçari, que deve ser melhor gerido sobre forma de concessão e o gerenciamento das atividades portuárias para dar mais dinamismo e competitividade ao polo.

Para o secretario da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, o novo plano diretor do Polo vai permitir a expansão planejada das áreas, assim como o licenciamento prévio de instalações industriais.

Na avaliação do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, o plano diretor do Polo consegue dar grandeza e continuidade a atração de investimentos diversificados para o Polo Industrial, além de possibilitar o adensamento da cadeia produtiva da terceira geração. “Este plano diretor representa um marco regulatório da atração de investimentos”, observou.

O projeto de expansão do Polo também foi destaque no painel Visão de Futuro do Complexo Industrial de Camaçari, através da exposição das empresas Braskem, BASF, Ford e Paranapanema. Durante o encontro, foi realizada também uma homenagem ao presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, que contribuiu para o processo de implantação do complexo industrial.  

O evento comemorativo dos 35 anos do Polo reuniu diversas autoridades políticas e empresários, além de instituições parceiras e a imprensa. Estiveram presentes ainda o presidente do Cofic, Marcelo Cerqueira, o superintendente geral do Cofic, Mauro Pereira e o superintende de Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, além dos presidentes da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Luciano Sacramento e Pedro Failla, respectivamente.

POLO

No último dia 29 de junho, o Polo industrial de Camaçari completou 35 anos de operação. Atualmente, o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul abriga mais de 90 empresas, sendo 35 unidades industriais químicas e petroquímicas, e 27 parceiras no Complexo Ford, responsáveis pela geração de 15 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. As demais empresas estão nos segmentos de metalurgia de cobre, têxtil, celulose, pneus, fertilizantes, energia eólica, bebidas e serviços. 

Slideshow | 5 fotos

Prefeito participa de evento comemorativo

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta-feira (21) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta-feira (21) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.