Prefeito participa da inauguração de 30 escolas federais em Brasília

Iwwa Agência
Publicado 29/11/2010 04:11:57

A inauguração simultânea de 25 campi universitários e 30 escolas federais de educação profissional, uma das quais em Camaçari, foi realizada nesta segunda-feira (29/11), em Brasília, com a presença do presidente Lula e do prefeito Luiz Caetano.  O evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

A construção do novo campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) do Município representa uma grande conquista e um aumento de 2.320 novas vagas para o público estudantil do Município e região.

As vagas serão oferecidas de forma gradativa, chegando ao total no início de 2012. A unidade será entregue em dezembro deste ano.

Para a reitora do IFBA, Aurina Oliveira Santana, que também participou da cerimônia, é sempre um motivo de alegria ver a educação ganhar o espaço de destaque que sempre deveria ter tido.

“Estou satisfeita em saber que das 30 escolas federais inauguradas hoje, quatro são da Bahia”. A reitora lembra que até dezembro outras três serão inauguradas nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana e Jacobina.

O prefeito Luiz Caetano disse que o novo campus de Camaçari é resultado do empenho para tornar a cidade também um pólo na área do ensino universitário.

De acordo com o diretor geral do Campus Camaçari, professor Affonso Alves Filho, o evento marca um momento histórico no Brasil, em que o número de vagas para os cursos profissionalizantes e universitários cresce em larga escala.

“Passamos de 140 escolas para 274 e chegaremos a 356 unidades até dezembro”, informou.

A entrega das escolas federais de educação profissional e dos campi universitários faz parte das ações do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni) e do plano de expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.

CAMAÇARI

Atualmente, o IFBA – Camaçari atende 480 alunos dos cursos de eletrotécnica e informática.

A instituição será a primeira unidade a ser instalada no Centro Técnico Universitário (CTU) e contará com uma área 33 mil metros quadrados, sendo 6,2 mil de área construída, composto por três prédios.

Para atender a nova demanda, serão oferecidas sete salas de aula, 12 laboratórios de química, física, biologia, informática, elétrica e desenho técnico, além de um auditório com capacidade para 127 lugares, biblioteca, sala de vídeo conferência, restaurante e lanchonete.

O novo campus do IFBA representa um investimento de R$ 5,7 milhões, com verba do governo federal. A área foi cedida pela Prefeitura.

Slideshow | 2 fotos

Prefeito participa da inauguração de 30 escolas federais em Brasília

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.