Prefeito participa da abertura do 3º Congresso das Secretarias de Saúde

Iwwa Agência
Publicado 21/05/2012 02:05:20

Durante a abertura do 3º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde e Prefeituras da Bahia, na manhã desta segunda-feira (21/05), o prefeito de Camaçari e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Luiz Caetano, disse que é preciso investir cada vez mais na formação de equipes de saúde qualificadas e comprometidas em oferecer um bom serviço aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na ocasião, Caetano parabenizou os secretários de saúde da Bahia pelo trabalho que realizam e afirmou que dentre as políticas públicas realizadas pelos governos, a de saúde pública é a mais complexa.

Em relação a Camaçari, o prefeito contou que a rede de saúde do Município possui mais de 350 médicos, cinco UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), 40 equipes de Saúde da Família e atende 150 mil pessoas por mês.

O secretário da Saúde de Camaçari, Vital Sampaio, observou que o congresso traz novidades, colabora para a atualização dos profissionais e motiva os secretários a buscarem os benefícios oferecidos pelo Ministério da Saúde às prefeituras.

Com o tema central Os Desafios do SUS à Luz do Decreto 7.508/11, o congresso reúne 417 secretários municipais de saúde da Bahia, fato extremamente importante e enriquecedor segundo o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla.

O secretário disse que o evento serve também para informar à população as responsabilidades dos municípios, Estado e União em relação aos serviços básicos de saúde.

O presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), Raul Molina, agradeceu ao governador Jaques Wagner e ao secretário Jorge Solla pelo apoio e cooperação técnica oferecidos ao conselho. Ele ainda parabenizou o prefeito Luiz Caetano pelo trabalho que tem realizado à frente da UPB.

Durante o congresso, realizado no Centro de Convenções da Bahia, Salvador, está previsto a entrega de kits do Programa Rede Cegonha, destinados as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A Sesau de Camaçari vai receber 47 aparelhos sonar, que servem para auscultar o bebê na barriga da mãe, e 37 balanças para adultos.

Até a quarta-feira (23), serão discutidos temas referentes A Organização do Sistema Único de Saúde (SUS), Planejamento da Saúde, Assistência à Saúde e Articulação Interfederativa, que serão trabalhados em oficinas temáticas, minicursos e mesas redondas.

A abertura do Congresso contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do estado da Bahia e da Fundação Estatal da Saúde da Família, além de técnicos, trabalhadores e estudantes da área da saúde. O evento é realizado pelo Cosems-BA, vinculado ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

 

Slideshow | 5 fotos

Prefeito participa da abertura do 3º Congresso das Secretarias de Saúde

Mais Notícias

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela prefeitura

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela pref...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.