Prefeito Luiz Caetano e secretários municipais discutem ações para 2011

Iwwa Agência
Publicado 25/02/2011 03:02:29

“Somos um governo moderno e preocupado em dar continuidade ao processo de desenvolvimento de Camaçari e por isso estamos aqui”, afirmou o prefeito Luiz Caetano, durante a abertura do Seminário de Apresentação do Programa Básico do Governo para 2011, realizado quinta-feira (24/02), na Cidade do Saber.

O evento, que contou com a presença de todos os secretários municipais, teve como proposta discutir metas para o ano em exercício. Para o prefeito Luiz Caetano, “é planejando que se alavanca uma administração”.

Dividido em blocos, o evento contou com 21 apresentações, dentre as quais, a da Secretaria da Saúde (Sesau), da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Social (Sedes), da Infraestrutura (Seinfra), da Habitação (Sehab), Coordenação de Comunicação Social (CCS) e da Administração (Secad).

De acordo com a secretária da Sedes, Jailce Andrade, a pasta trabalhará em cima dos eixos mobilização comunitária, família e fortalecimento de vínculos, drogas e violência, inclusão produtiva e combate à fome. “Os projetos Mulheres da Paz, Próximo Passo e o Restaurante Popular, bem como a melhoria no atendimento à população, são algumas das prioridades da Sedes”, declarou a secretária.

O secretário da Sesau, Camilo Pinto, tem entre as metas para 2011, a implantação de seis novas Unidades de Saúde da Família (USF), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do tipo 2, na Gleba A, o centro de Especialidades Odontológicas (CEO), além da reforma e ampliação da UPA tipo 1, na Gleba B.

Com foco na qualidade dos serviços e no bom atendimento, será elaborada ainda uma Política Municipal de Gestão de Trabalho. “A medida padronizará a oferta de serviços oferecidos pelas unidades de saúde do Município, além de assegurar um melhor acolhimento à população”, esclareceu o secretário.

A Educação no Município contará com sete novas unidades de ensino, assim aposta o secretário da Seduc, Valter Lima. Entre as propostas apresentadas estão a implantação do Portal Aprender – espaço virtual para os estudantes – e a construção do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) na Cidade Técnica Universitária (CTU).

Ainda este ano, importantes obras estruturantes começam a tomar forma, é o que pretende o secretário da Seinfra, Everaldo Alves. Entre as metas estão a revitalização do Rio Camaçari, a construção da Vila Olímpica, a Urbanização do bairro Buri Satuba, além da revitalização de Arembepe, Itacimirim e os acessos à Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe e Vila de Abrantes. “Serão definidas também obras de melhorias em diversos bairros da cidade que atendam a demanda da população”, concluiu.

Na habitação, o foco em 2011 continuará na construção de habitações de interesse social através do programa Minha Casa, Minha Vida, que entrega ainda este ano, mais de 3.900 unidades habitacionais e outras 364 habitações referentes a outros programas federais. A regularização fundiária também estará entre as prioridades da pasta, que até o momento, entregou mais de 1.600 escrituras à população de baixa renda, com construções em áreas do Município.

Responsável pela divulgação das ações da Prefeitura de Camaçari, a CCS tem como meta o incremento da comunicação comunitária e alternativa, no qual está previsto ações no Centro Comercial do Município. A realização do Seminário Comunicação e Estado, prevista para acontecer no primeiro semestre deste ano, também faz parte das iniciativas da coordenação. “O foco é usar com maior inteligência os recursos destinados à comunicação”, ressaltou o coordenador Rogaciano Medeiros.

Promover a melhoria no atendimento à população através do projeto Prata da Casa, reduzir as despesas de consumo e a implantar a Cidade Inteligente estão entre as ações previstas pela Secad.

O evento contou ainda com duas palestras realizadas pelo deputado federal e jornalista, Emiliano José, e pelo superintende de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento do Estado, Paulo Henrique Almeida, que explanaram, respectivamente, sobre os temas Comunicação, Estado e Sociedade no Mundo Contemporâneo e Análise Política e Econômica da Conjuntura Brasileira Contemporânea.

O prefeito Luiz Caetano ressaltou a importância de coletivizar as ações de cada secretaria. “Somos um governo forte e articulado e por isso estamos em cada canto da cidade com ações que garantam mais qualidade de vida à população”.

Ao final das apresentações, o secretário do Governo, Francisco Franco, parabenizou os colegas e lembrou que no próximo dia 15, às 18h, na Cidade do Saber, haverá a apresentação das principais ações da Prefeitura para a população.         

Além de todos os secretários municipais, o seminário contou com a presença do presidente da Câmara, José de Elísio (PT do B) e dos vereadores José Marcelino (PT), Bispo Jair (PRB), Paulinho do Som (PT), João de Araújo (PT) e Dilson Magalhães (PSC).

Slideshow | 2 fotos

Prefeito Luiz Caetano e secretários municipais discutem ações para 2011

Mais Notícias

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2 meses da dose única

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.