Prefeito lembra heróis da Independência

Iwwa Agência
Publicado 02/07/2013 02:07:53

Ao participar pela primeira vez do desfile cívico do 2 de Julho como prefeito de Camaçari, Ademar Delgado destacou a importância dos 190 anos de Independência da Bahia dos domínios de Portugal, sem esquecer de homenagear os heróis. 

O prefeito, que acompanhou o desfile ao lado do governador Jaques Wagner e de autoridades políticas do Estado, afirmou que hoje é um data muito importante para a Bahia e para o Brasil. “Para nós, baianos, a Independência do Brasil aconteceu de fato aqui”, ressaltou Ademar Delgado, ao se referir à batalha das tropas do Exército e da Marinha Brasileira para tornar o país livre do domínio português.

Os heróis da Independência são lembrados através do Caboclo e da Cabocla, que representam o povo brasileiro, as heroínas Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, o coronel José Joaquim de Lima e Silva e o general Labatut.

Os festejos tiveram início no Largo da Lapinha com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador. A cerimônia foi realizada ao som do Hino Nacional, executado pela banda de música da Marinha. Logo após, o desfile seguiu pelo Terreiro de Jesus e para a Praça Municipal, onde terminou a primeira parte do evento, cujo tema este ano é “2 de Julho – 190 anos de liberdade”.

À tarde acontece o hasteamento da bandeira da Bahia, no Forte São Marcelo, no Comércio, para o cortejo seguir em direção ao Campo Grande, local em que é feita uma nova solenidade de hasteamento de bandeiras. Flores são colocadas no Monumento ao 2 de Julho, executado o Hino ao 2 de Julho e realizado o acendimento da Pira do Fogo Simbólico. A solenidade encerra com a execução do Hino Nacional.

Acompanharam o desfile cívico os secretários municipais do Governo, Sergio Paiva, da Administração, Lezineide Andrade, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, do Esporte e Lazer, Marco Antonio Santos, de Relações Internacionais, Francisco Franco, o diretor- superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Ademar Lopes, além dos subsecretários do Desenvolvimento Econômico, Humberto Leite, e da Agricultura e Pesca, José Jorge Queiroz, e o coordenador da Fiscalização Integrada, José Souza.

O deputado estadual Bira Corôa (PT) e o vereador Marcelino Filho (PT) também participaram do evento.

 

Slideshow | 9 fotos

Prefeito lembra heróis da Independência

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.