Garantia de acessibilidade para os deficientes físicos, acomodação para a imprensa e a realização de ajustes no palco principal. Estas foram as principais observações feitas pelo prefeito Ademar Delgado, durante inspeção, realizada na tarde de segunda-feira (04/03), na estrutura da Festa de Arembepe. O evento acontece entre os dias 8 e 11 de março.
O gestor municipal levou mais de duas horas inspecionando todos os detalhes da estrutura, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas que vão brincar durante os quatros dias de festa. “A estrutura está dentro dos conformes. Nós estamos verificando os últimos detalhes e solicitando os ajustes necessários para que tudo aconteça de acordo com o planejado”, ressaltou.
Na ocasião foi vistoriada ainda a parte elétrica e definida a capacidade de pessoas no camarote. Além disso, as condições das barracas foram verificadas de perto pelo prefeito e avaliadas pelos profissionais da Defesa Civil.
Durante a inspeção, ficou definido que a Defesa Civil irá instalar, na quinta-feira (07/03), extintores de incêndio no local da festa, especialmente nas barracas de alimentação. Além disso, ainda na quinta-feira será feito o abastecimento de água das barracas e stands da festa.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Mauricio Bonfim, o órgão funcionará em regime de plantão 24 horas para garantir o atendimento ao público do início ao final do evento. “Estaremos em alerta para detectar qualquer situação de risco”, esclareceu.
Para reforçar a segurança, a Defesa Civil vai trabalhar com 12 agentes de plantão, que terão o suporte de três viaturas, dois caminhões pipas e de combate a incêndio, três motos e um caminhão de apreensão de animais. Um dos agentes atuará como supervisor na base da orla para atender casos de emergência e fazer a fiscalização dos salva-vidas.
De acordo com o coordenador de Eventos, Marcelo Maia, o setor está cumprindo todas as recomendações da Prefeitura e as ações desenvolvidas asseguraram mais conforto e segurança ao público, comerciantes e artistas.
A expectativa é de que 80 mil pessoas lotem os 28 mil metros quadrados da Arena Principal da Festa, por dia, para curtir os shows dos grupos de pagode Harmonia do Samba e Parangolé, do grupo sertanejo Seu Maxixe e da banda Olodum, dentre outras atrações.
Diante do grande número de foliões, a Prefeitura instalou câmeras nos circuitos da entrada de Arembepe, na Arena Principal e nas praças da localidade. Os equipamentos vão auxiliar o trabalho da Polícia Militar.
Estiveram presentes na inspeção da estrutura da Festa de Arembepe, o secretário dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, funcionários da Defesa Civil e a equipe da Fiscalização Integrada.