Com a proposta de garantir mais qualidade no serviço oferecido à população de Camaçari e a permanência dos alunos com necessidades especiais na rede municipal, o prefeito Ademar Delgado inaugurou o CRIE (Centro de Referência à Inclusão Escolar), na manhã desta sexta-feira (15/07).
O espaço tem a finalidade de agregar serviços de atenção à inclusão escolar, com atendimento educacional especializado, apoio psicopedagógico, oficinas e vivências para educandos, educadores e familiares e encaminhamentos para serviços de saúde e assistência social.
Satisfeito, o prefeito Ademar Delgado salientou a importância do espaço para o Município, que na avaliação dele “é extraordinário atender quem mais precisa, através desse trabalho de inclusão social”.
Na avaliação do secretario de Educação, Juipurema Sandes, o CRIE é de extrema importância para estudantes com necessidades especiais. “Hoje, estamos inaugurando um espaço que irá cuidar das pessoas com muita atenção. Esse é o resultado de um sonho de mais de 20 anos e que agora se concretizou”.
Gerido pela Seduc, o CRIE conta com o apoio da Sesau (Secretaria da Saúde). Na oportunidade, o secretario da Saúde, Washigton Couto, ressaltou a importância da parceria nesse projeto. “Esse será um espaço dedicado às pessoas que mais precisam e que necessitam ser tratadas de maneiras diferentes. E o CRIE vem para fornecer o melhor atendimento na área da saúde e educação inclusiva”.
Os acompanhamentos sociais e psicopedagógicos são destinados para crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem ou com problemas de saúde mental, matriculados na rede municipal de ensino. A iniciativa visa suplementar e complementar os serviços educacionais ofertados aos estudantes.
Dentre os serviços e ações que serão desenvolvidas estão o acolhimento e informação aos educandos e familiares, encaminhamento para matrícula nas escolas regulares e nos centros e serviços de apoio educacionais especializados e encaminhamento para serviço de saúde e assistência social.
A dona de casa Jocineide dos Santos, 24 anos, prestigiou a inauguração do centro acompanhada da filha Vitoria Paraguassu de Oliveira, 8 anos. “Ela tem deficiência visual e tenho certeza que será acolhida de uma maneira especial, com atendimento especializado”, disse, ao ressaltar a importância do novo espaço para Camaçari. A filha de Jocineide cursa o 3º ano, na Escola Municipal Alberto Ferreira Brandão, no bairro da Gleba H.
ESTRUTURA
O CRIE fica situado no edifício Vargas Leal, na rua Francisco Drumond, e conta com cinco salas consultórios (duas para atendimento técnico e três para atendimento específico), um auditório, uma recepção para triagem, sanitários adaptados, salas de estudos com materiais didáticos e de acolhimento. O espaço conta ainda com três vagas para estacionamento, todos adaptados, rampas, piso tátil e portas largas para cadeirantes.
Para ser atendido pelo CRIE é preciso procurar o serviço pedagógico da escola em que o aluno está matriculado, para que a coordenadora faça o encaminhamento. Os atendimentos serão realizados no turno oposto ao do ensino regular, divididos em núcleos que atendem as necessidades especiais dos estudantes, como os deficientes auditivos, por exemplo.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do CRIE os secretários de Governo, Lêda Duarte, da Saúde, Washigton Couto, de Educação, Juipurema Sandes, da Fazenda, Camilo Pinto, do Desenvolvimento Social, José Hélio dos Santos, da Administração, Lezineide Andrade e do Esporte e Lazer, Manuel Alves, além das coordenadoras de Educação Especial, Iara Viana, e Pedagógica Geral da Seduc, Valdelaine de Jesus.