Camaçari está pronta para viver uma das maiores festas juninas do Estado, o Camaforró. Há pouco mais de uma semana para o São João, o prefeito Luiz Caetano inaugurou na noite de quarta-feira (16/06), pelo 2º ano consecutivo, a cidade cenográfica montada nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes, no centro da cidade.
Acompanhado pelos secretários do Governo (Segov), Francisco Franco, e das Relações Institucionais (Serin), Ademar Lopes, além de representantes do comércio local e assessores, o prefeito conversou com a população e elogiou a decoração junina, que este ano traz adereços em homenagem a Copa do Mundo.
Na ocasião, o prefeito destacou a importância da iniciativa e falou que a decoração nas praças estimula a população a entrar no clima do Camaforró, que acontece de 23 a 26 de junho.
“A proposta é valorizar a cultura nordestina, além de criar um ambiente típico junino receptivo e animado. A ação pretende estimular o comércio e oferecer entretenimento ao público que transita no local”, disse.
Inspiradas em cidades do interior, as praças ganharam iluminação especial, coretos, bonecos vestidos de caipira, bandeirolas e objetos que remetem a temas juninos, como sanfoneiros, carros de boi, igreja e casamento na roça.
A decoração é assinada pelo artista plástico Ivo Gato e foi inspirada no tradicional São João Nordestino.
Além da cenografia, trios nordestinos irão animar a noite das praças Desembargador Montenegro e Abrantes, até às vésperas do São João.
Para o presidente Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), Luciano Sacramento, o projeto preserva os comerciantes locais e aumenta a possibilidade de crescimento nas vendas.
“O clima do São João favorece uma maior circulação de pessoas nas praças e, consequentemente, o comércio local tende a aquecer”.
É o que espera Santinha do Acarajé, vendedora ambulante há mais de 37 anos na praça Desembargador Montenegro. “Depois das reformas nas praças as vendas aumentaram bastante. A decoração e animação dos safoneiros atraem as pessoas para a rua e fazem com que elas, sem querer, comprem ainda mais”, brincou.
O reflexo da decoração junina no aquecimento da economia local é perceptível também para o vendedor de amendoim Luiz Andrade. “Durante as festas permaneço nas praças. Elas estão lindas e as pessoas ficam alegres e compram além do normal”.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Pedro Faila, a estrutura montada no local representa um esforço conjunto entre a Prefeitura, ACEC e CDL para incrementar as vendas na segunda datam mais importante do ano para a economia.
“A estimativa é que as vendas sejam 50% maiores do que o ano passado”, avaliou.
A vendedora de calçados Ana Paula Fernandes, disse que aproveita o período junino para reforçar o orçamento familiar. Para ela, é ótimo ver o movimento nas praças.
“Normalmente fechamos os estabelecimentos às 19h, mas com a decoração as pessoas circulam mais e o movimento nas lojas acontece até às 22h”, afirma.