Prefeito entrega oficialmente Viaduto do Trabalhador duplicado e requalificado

ASCOM
Publicado 26/09/2022 09:09:48

Com a estrutura duplicada, iluminação cênica, paisagismo e ambientes revitalizados, a Prefeitura de Camaçari entregou oficialmente à população a maior obra de mobilidade urbana da história da cidade, a duplicação e requalificação do Viaduto do Trabalhador. O novo sistema viário, que teve um investimento de R$ 14 milhões, tem transformado a vida de milhares de pessoas que transitam diariamente pelo local. A cerimônia, que contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e autoridades municipais, aconteceu na noite desta segunda-feira (26/9), nas margens do viaduto, e reuniu centenas de pessoas. O ato faz parte de uma série de entregas em homenagem aos 264 anos da cidade.

Emocionado, o prefeito Elinaldo Araújo aproveitou para destacar os investimentos executados na cidade e o sentimento de satisfação em entregar o novo sistema viário à população. “Pedi a Deus para me dar a oportunidade de inaugurar o viaduto e Ele me premiou com essa obra e me sinto realizado.  Agradeço a Deus por ter me dado sabedoria para trabalhar por essa cidade. Tem muita coisa para acontecer, já fizemos muito e vamos fazer muito mais pela nossa cidade”.

O chefe do Poder Executivo ainda citou as inúmeras intervenções realizadas nas comunidades da Costa de Camaçari, entre elas Catu de Abrantes, Vila de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe, Barra do Jacuípe, Barra do Pojuca, com ações de requalificação de escolas e unidades de saúde, recapeamento e pavimentação.  “Vamos fazer muito mais durante esses dois anos”, finalizou o gestor do município.

A consolidação da obra foi possível por meio do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari e dos esforços empreendidos através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), órgão responsável pela fiscalização dos serviços. As benfeitorias proporcionaram a duplicação do equipamento, adequações na estrutura existente do viaduto, construção de quatro ramos, quatro alças viárias, além de duas marginais, que dão acesso à BA-535 (Via Parafuso), ciclovia, melhorias na rede de drenagem, iluminação em Led e cênica, e letreiros com o nome da cidade e do equipamento. O paisagismo possui plantas como palmeira-azul, palmeira-imperial, angelim e licuri.

A titular da Seinfra, Joselene Cardim, relembrou dos desafios enfrentados para gerir a obra e da felicidade de ver o equipamento com a iluminação cênica e o paisagismo completo. “Em 2019, demos início a construção de um sonho, que para muitos, parecia impossível, que era duplicar e recuperar o Viaduto do Trabalhador. Enfrentamos uma série de desafios e obstáculos, mas vencemos. Hoje, estamos aqui, entregando-o oficialmente para a população que tanto merece”, destacou.

Ainda na oportunidade, a gestora da Infraestrutura anunciou os novos projetos para o município, a exemplo da requalificação dos mercados de Barra do Pojuca e Monte Gordo; dos projetos Caminhos do Mar, em Itacimirim e Guarajuba; bem como da requalificação de novas praças na sede e costa de Camaçari.

Em julho de 2021, o novo viaduto foi liberado para o tráfego de veículos e uso pela população, que ansiava por melhores condições de trafegabilidade, principalmente, trafegar pelo local sem congestionamentos em horários de grande circulação de carros. A obra também possibilita que munícipes e visitantes transitem com segurança pela principal entrada e saída da cidade. As intervenções facilitam a rotina do cidadão e tem agregado cada dia mais resultados positivos com o viaduto duplicado.

Marinelza Jesus dos Santos, 52 anos, é moradora do Novo Horizonte, e caminha todos os dias pelo viaduto. Para ela, “a duplicação foi e continua sendo muito importante para nós, moradores de Camaçari, pois eu e outras pessoas andamos, fazemos caminhada e transitamos por aqui. Fico contente por ter esse equipamento que proporciona para nós camaçarienses mais qualidade de vida. O prefeito Elinaldo está de parabéns”, compartilhou.

Construído há 30 anos, o Viaduto do Trabalhador, que contém uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados (m²), recebe essa nomenclatura em homenagem aos trabalhadores do então Polo Petroquímico, hoje Polo Industrial. O instrumento foi construído em 1992, durante o primeiro governo do atual vice-prefeito, José Tude.

Durante o seu discurso, Tude proferiu uma mensagem de agradecimento à Elinaldo. “Você é um realizador de sonhos para as famílias de Camaçari, entre eles a Creche Linaldo da Silva. Quero lembrar a todos que, foi preciso Elinaldo se tornar prefeito para que tudo isso se tornasse realidade. Isso mostra o  quanto ele tem a capacidade de superar desafios, pois construir esse viaduto com essas alças não é brincadeira”, falou.

A estudante, Evelim Bispo, 20 anos, passa todos os dias pelo viaduto para chegar até o curso técnico. A jovem destacou que, “gostou bastante da calçada para pedestres e da ciclovia. Agora ficou melhor para circulação”, comentou.

Também participaram do evento a primeira-dama, Ivana Paula; a esposa do deputado federal, Paulo Azi, Íris Azi; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL/BA), Pedro Failla; secretários; vereadores e sociedade civil organizada.

Mais Notícias

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us