Prefeito entrega novas ambulâncias e ônibus adaptados para a população

Iwwa Agência
Publicado 26/11/2010 04:11:03

A Prefeitura de Camaçari deu mais um passo para a melhoria do sistema de saúde do Município.

Nesta sexta-feira (26/11), o prefeito Luiz Caetano e o secretário da Saúde (Sesau), Camilo Pinto, entregaram novas ambulâncias para reforçar as unidades e o atendimento em saúde. A solenidade aconteceu na praça Desembargador Montenegro, com presença maciça da população. 

O Município foi equipado com sete ambulâncias convencionais para transportar pacientes regulados, duas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para transportar pacientes de emergência, duas motolâncias para atendimento de primeiros socorros do Samu, dois microônibus adaptados para servir o TFD (Tratamento Fora do Domicílio), 10 carros administrativos para Atenção Básica e uma carrocinha para o departamento de Vigilância Sanitária do Município.

O investimento da aquisição das novas ambulâncias foi de R$ 385 mil, além do custo mensal com a locação de veículos no valor de R$ 60 mil. As ambulâncias do Samu e as motolâncias foram doações dos governos estadual e federal.   

Em discurso, o prefeito Luiz Caetano ressaltou a importância da nova aquisição para o Município.

“As ambulâncias vão contribuir muito para a melhoria e a consolidação do serviço de saúde”. E ainda demonstrou um desejo para o fim do seu mandato. “Quero fechar 2012 com chave de ouro”.      

Para o secretário da Sesau, Camilo Pinto, esta iniciativa retrata a visão de um prefeito comprometido com a população. “Este ano foi muito proveitoso. Além das ambulâncias, o prefeito entregou seis unidades de Postos de Saúde da Família (PSF’s), beneficiando 170 mil pessoas”, destacou.

De acordo com o diretor Administrativo e financeiro da Sesau, Vinícius Martins, o Município passou por uma reestruturação no sistema da saúde. Todas as unidades receberam ou ainda vão receber equipamentos médicos e mobiliários.

A nova frota de ambulâncias são equipadas com kits para remoção e transporte de pacientes, macas móveis com rodízios e travas de segurança, gases medicinais, assento para acompanhante e toda a estrutura necessária para o atendimento de emergência e urgência. Os microônibus também são adaptados para o transporte de cadeirantes.

O vice-presidente da União dos Deficientes de Camaçari (Udec), Elton Brito, foi um dos beneficiados com a nova aquisição. Ele se tornou cadeirante há quatro anos, depois de sofrer um acidente durante um mergulho.

“Os microônibus adaptados vão permitir que portadores de necessidades especiais  tenham acesso às unidades de tratamento”, disse.

As ambulâncias vão beneficiar os departamentos de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e Regulação de Camaçari.  

 PRESENÇAS

A cerimônia de entrega das ambulâncias foi acompanhada pelos secretários municipais do Governo, Francisco Franco, da Administração, Ademar Delgado, da Fazenda, Paulo Cézar, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, da Cultura, Vital Vasconcelos, dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, da Habitação, Djalma Machado e de Relações Institucionais, Ademar Lopes, além da sub-secretária da Saúde, Sandra Marques, a coordenadora do Humaniza SUS, Valentina Saraiva, o superintendente do Trânsito e Transportes (STT), João Araújo, o diretor-presidente da Limpec, Domingos Barbosa, o presidente da Associação Comercial dos Empresários de Camaçari (Acec), Luciano Sacramento, e o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL), Pedro Failla.     

Também marcaram presença os vereadores José Marcelino (PT), Téo Ribeiro (PT), Cleber Alves (PT), Dílson Magalhães (PSC), Alfredo Andrade (PSB), Paulinho do Som (PT) e Carmem (PTB), além dos presidentes dos Partidos Políticos do Município, Lupicino de Moura (PSB), José Hélio dos Santos (PRB) e Jeovah de Ávila (PSL).    

Slideshow | 4 fotos

Prefeito entrega novas ambulâncias e ônibus adaptados para a população

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.