O prefeito Ademar Delgado empossou na manhã desta quinta-feira (22/09) os membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2016/2018. “Parabenizo a todos pela disposição em ajudar ao próximo, uma vez que o trabalho realizado é voluntário”, pontuou o gestor ao lembrar que o conselho é de extrema importância para ajudar a Prefeitura a ofertar um melhor serviço de saúde em Camaçari.
Durante o ato, o presidente do Conselho, Paulo Costa, lembrou a evolução no processo de eleição na instituição e agradeceu ao prefeito Ademar Delgado pela liberdade para desempenhar todo o processo sem interferência alguma ou imposição da gestão, em um ato independente e democrático. O presidente afirmou ainda que dentre as metas para essa gestão estão ajudar no processo de regulamentação do cartão SUS e na definição do protocolo médico.
Para o secretário da Saúde do Município, Washington Couto, o Conselho seguirá contribuindo com a Prefeitura em diversos aspectos, principalmente no fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Uma das funções do conselho é tornar a gestão da saúde pública mais transparente, além de despertar a atenção e cooperativismo da sociedade civil. Ainda democratizar a gestão das políticas públicas da saúde, zelar pela utilização dos recursos públicos e a ampliar e fortalecer a ação social junto aos conselhos locais de saúde.
A cerimônia aconteceu na sala de reuniões da Segov (Secretaria de Governo). A eleição ocorreu no dia 17 de agosto, ocasião em que foram eleitos 20 titulares e 20 suplentes, sendo 50% são representantes dos usuários, 25% de trabalhadores em saúde e 25% representantes do governo e prestadores de serviços de saúde.
A eleição para mesa diretora foi realizada no dia 24 de agosto e, além de Paulo Costa, que é representante do segmento usuário e do Grupo Anti-Aids de Camaçari, integram o grupo como vice-presidente Verbania Lucia da Silva dos Santos, do segmento usuário e representante da UOSC (União das Organizações Sociais e Culturais), como secretária Cleonice Esquivel, do segmento usuário e pela igreja católica, e como tesoureiro Sérgio Mendes, do segmento trabalhadores em saúde e do Conselho Regional de Odontologia da Bahia.