Prefeito Elinaldo vai à Brasília para tratar desafios das finanças públicas

ASCOM
Publicado 27/07/2021 03:07:05

Para tratar sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), ajustes no índice da educação, redução da alíquota patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e problemas previdenciários com a União, o prefeito Elinaldo Araújo vai à Brasília, na próxima quarta-feira (4/8). A iniciativa, que reunirá gestores de diversos municípios, visa discutir com o Congresso Nacional ações e desafios das finanças públicas, durante a pandemia do novo coronavírus.

Além disso, o encontro servirá para debater, junto aos deputados baianos, mecanismos de flexibilização de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), como forma de adequar a legislação municipal vigente.

De acordo com o gestor municipal, “o debate se faz necessário na medida que a arrecadação das cidades foi significamente impactada com os investimentos feitos no combate à Covid-19”. Outro item que também será tratado em pauta é o recurso destinado à merenda.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, chama a atenção dos gestores para o cenário financeiro enfrentado principalmente por municípios pequenos. Segundo Zé Cocá, a dificuldade financeira dos municípios em cumprir com o recolhimento da atual alíquota patronal prejudicará a alimentação do sistema e levará os prefeitos a responderem por improbidade, mesmo não tendo tido a intenção de causar prejuízo aos cofres públicos.

A data do encontro foi definida, na manhã desta terça-feira (27/7), durante reunião realizada na sede da UPB e que contou com a presença de líderes de cidades baianas.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.