Prefeito Elinaldo participa de Encontro com Prefeitos do Nordeste realizado pela Abrinq

ASCOM
Publicado 20/07/2022 01:07:47

Na manhã desta quarta-feira (20/7), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, participou, em Recife-PE, do Encontro com Prefeitos da Região Nordeste, evento em que o Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), da Fundação Abrinq, apresentou oportunidades no planejamento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no campo das Políticas Sociais, enfatizando as boas práticas e destaques regionais.

Na oportunidade, o prefeito falou sobre os investimentos e ações que o município tem realizado para proteção, cuidado e as políticas sociais voltadas para as crianças e adolescentes. “Desde o início do meu primeiro mandato, venho realizando diversas ações com foco na criança e no adolescente. Criamos e aprovamos o Plano Municipal para Infância e Adolescência, através da Lei n.º 1614/2019; na área da saúde criamos o Centro de Atenção à Saúde da Criança (CASC), que tem atendimento de urgência 24h, além de ambulatório com mais de 10 subespecialidades; na educação, a gestão entrega fardamento, material didático, melhorou a estrutura das escolas e, este ano, passamos a ofertar o café da manhã nas escolas, que é implantado de maneira gradual”, afirmou o chefe do Executivo.

Para o especialista em Gestão Pública, Paulo Miotta, vários fatores são necessários para que o trabalho para a criança e adolescente tenha êxito. “Educação, saúde, política social e proteção são fundamentais para a realização de um bom trabalho de gestão pública em prol da criança e do adolescente. A Fundação Abrinq é muito criteriosa nas avaliações e acompanhamento desses municípios”, concluiu o gestor.

Na gestão municipal, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) não tem medido esforços para acolher e cuidar deste público. “Nós temos dado todo o apoio ao Conselho Tutelar e ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA], além de ter uma política social que atinge diretamente as crianças, já que a maioria dos públicos dos programas de assistência é formada por mães”, afirmou Reni Oliveira, gestora da pasta.

Já Janete Ferreira, articuladora do Programa do Prefeito Amigo da Criança no município, reforça a importância dos fóruns, da Escuta Especializada e da articulação com os outros órgãos da sociedade para o sucesso da iniciativa. “O programa tem um cronograma de atividades permanente para atender, amparar e cuidar das crianças e adolescentes de Camaçari”, afirmou Janete, que é assessora especial da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

O encontro contou com trocas de experiências entres prefeitos de várias cidades do Nordeste, além de palestras sobre gestão pública, voltadas para crianças e adolescentes. Camaçari faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança desde o ano de 2020.

Além do prefeito Elinaldo Araújo, da secretária da Sedes, Reni Oliveira, e da assessora especial, Janete Ferreira, participaram do evento representando Camaçari, a diretora da Secretaria de Governo (Segov), Joseni Lopes; as conselheiras tutelares, Valdinéia Dias e Edilene Mota; e o vice-presidente do CMDCA, José Hilton dos Santos.

Mais Notícias

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Prefeitura institui o Camaçari Mais Colorida

Prefeitura institui o Camaçari Mais Colorida

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us