Prefeito discute projetos com secretários

Iwwa Agência
Publicado 22/01/2014 11:01:51

O prefeito Ademar Delgado reuniu a comissão formada por secretários municipais e agentes do governo para definir quais as intervenções de mobilidade urbana serão executadas em Camaçari, através do projeto de Pavimentação e Requalificação de Vias Urbanas.

Com o contrato de financiamento assinado junto a Caixa no mês de dezembro, o encontro, realizado no final da tarde de quarta-feira (21/01), serviu para definir quais serão as intervenções realizadas com o recurso de R$ 53 milhões. “Vamos dividir o projeto em duas etapas. Elencamos como prioridade para serem executadas, o mais rápido possível, as intervenções que não precisam de muitas aprovações técnicas”, informou o prefeito Ademar Delgado.

Dentre as intervenções a serem executadas na primeira etapa está a criação de ciclofaixas nas avenidas Manoel Mercês, Tupinambás e 28 de Setembro, todas ligando as ciclovias já existentes dos dois trechos já entregues do Programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari.

Também está prevista para a primeira fase do projeto a criação de uma grande avenida com ciclovia e iluminação, que ligará o bairro Gleba E à localidade de Parafuso. Ela será feita a partir da requalificação das avenidas Lauro de Freitas e Antonio Felix Martins, nos bairro Parque Verde e Gleba E, respectivamente, que serão entroncadas a outra pista, que será construída na região do antigo Avestruz Master, ligando ambos os bairros até a localidade de Parafuso.

Além dessas duas obras, outras três grandes intervenções estão inclusas na primeira etapa do projeto. Durante o encontro, ficou definido que a administração municipal vai fazer o levantamento topográfico de todas as regiões que vão receber as intervenções. Um técnico da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) ficou responsável por desenvolver o mapa síntese da proposta, ou seja, um resumo dos projetos previstos pela Prefeitura para serem executados com o recurso. O documento será apresentado aos técnicos da Caixa.

O próximo passo será o lançamento da licitação para contratação da empresa responsável por fazer os projetos de engenharia, que serão encaminhados novamente para aprovação da Caixa, para então, ser lançado o edital de licitação para a realização das obras.

“Entendo que as ações de mobilidade urbana na cidade são prioritárias e o nosso intuito é realizar essas intervenções o mais rápido possível, para melhorar o fluxo viário e proporcionar mais qualidade de vida a população que vive e trabalha aqui”, enfatizou o prefeito.

O projeto de Pavimentação e Requalificação de Vias Urbanas foi conquistado junto ao Ministério das Cidades através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2.

Participaram da reunião os secretários da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Habitação, João Bosco Quirelli, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, além do superintendente de Trânsito e Transporte, Claudecio Taroba, do coordenador de captação de recursos para o Município, Hindemburgo Teles, e de técnicos das secretarias e da STT.

Foto: Agnaldo Silva

Reunião discute investimentos em mobilidade urbana -

Mais Notícias

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Agenda Cultural integra artes visuais, oficinas, dança, música e culinária

Agenda Cultural integra artes visuais, oficinas, dança, música e cu...

Novo banco fará pagamento dos servidores municipais

Novo banco fará pagamento dos servidores municipais

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.