Prefeito convoca população a combater mosquito aedes

Iwwa Agência
Publicado 12/03/2016 01:03:15

Durante a quinta edição do Sábado da Faxina. Não dê folga para o mosquito Aedes, realizada na manhã de sábado (12/03), no bairro Nova Vitória, o prefeito Ademar Delgado lembrou que a participação da população no combate ao mosquito é essencial. “Está comprovado que a maioria dos mosquitos está dentro das casas, então não podemos deixar que eles dominem nossa cidade. A Prefeitura faz a sua parte e a população precisa fazer a dela”, disse.

O prefeito Ademar Delgado ainda participou da caminhada do Dia Municipal de Mobilização contra a dengue, chikungunya e zika vírus, realizada no bairro Novo Horizonte, na sede do Município. O evento teve início na USF (Unidade de Saúde da Família) da localidade.

No bairro Nova Vitória, agentes de endemias da Sesau (Secretara da Saúde) e parceiros dos setores envolvidos na mobilização visitaram mais de mil imóveis, dentre residências, oficinas, lava jatos, terrenos baldios e pontos comerciais. O objetivo foi identificar e eliminar focos dos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, transmissores da dengue, zika vírus e chikungunya. De acordo com a Sesau, a meta para este ano é visitar 220. 604 mil imóveis.

A aposentada Maria Bernadete de Aragão, de 71 anos, combate o mosquito aedes ao manter a casa sempre limpa e sem água parada. “Já tive zika e não quero que um familiar meu ou um vizinho tenha também. Por isso, cuido diariamente para que não surjam focos que facilitem a proliferação do mosquito”, declarou a moradora do bairro Nova Vitória, que fez questão de enaltecer o trabalho dos agentes de endemias.

Na avaliação da doméstica Cicera Maria da Silva, de 49 anos, é dever de todos combater o mosquito aedes. “Não podemos ficar parados, esperando apenas a Prefeitura tomar providência. Temos que ir a luta juntos”, enfatizou a moradora do bairro Nova Vitória, ao garantir que limpa a frente da casa onde mora, recolhe o lixo e o joga na lixeira todos os dias.

Segundo o secretário da Saúde de Camaçari, Washington Couto, além das ações intersetoriais, a Sesau desenvolve atividades contra os aedes aegypti e aedes albopictus durante todo ano. “As iniciativas são intensificadas no verão, quando os mosquitos encontram melhores condições para se multiplicar e transmitir doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus”, explicou.

O Sábado da Faxina. Não dê folga para o mosquito Aedes ainda contou com distribuição de panfletos informativos e orientações para os moradores. Além disso, a Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) e a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos) retiraram materiais inservíveis e entulhos das ruas. No local, também foram distribuídas sacolas plásticas do projeto da Limpec, Praia Linda… é minha praia Limpa!.

A ação já beneficiou o bairro Jardim Limoeiro, na sede do Município, as localidades de Arembepe/Fonte das Águas, Jauá e o distrito de Vila de Abrantes. Os próximos locais a serem beneficiados são os bairros Parque Verde I, II e III, Gleba E, Ficam, Mangueiral, Parque Satélite, Lama Preta, Burissatuba, Gleba H, o distrito de Monte Gordo, as localidades de Barra do Pojuca, Cachoeirinha, Cordoaria, Barra do Jacuípe, Senhor dos Passos, os residenciais Caminho do Mar I, II, III e as praias do Emissário, Itacimirim e Guarajuba. As ações do Sábado da Faxina. Não dê folga para o mosquito Aedes devem ser finalizadas em abril.

PRESENÇAS

Estiveram presentes nas ações os secretários da Administração, Lezineide Andrade, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além do diretor-presidente da Limpec, Luiz Macedo, da diretora do Departamento de Vigilância à Saúde de Camaçari, Fátima Guirra, do superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Renato Brito, dos coordenadores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Gilmar Pereira, e de Eventos, Fabio Matos, e o sargento do Tiro de Guerra, Altair Mendes.

Slideshow | 7 fotos

Prefeito convoca população a combater mosquito aedes

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.