Embora reconheça que a situação dos grandes municípios seja mais complexa e dependa diretamente dos desdobramentos da crise financeira internacional, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, considera bastante positivo o pacote lançado pelo governo federal.
Anunciado terça-feira (14/04), o socorro prevê a distribuição de R$ 1 bilhão com todos os municípios brasileiros, a fim de aliviá-los da difícil situação em que se encontram, agravada com as turbulências no mercado mundial.
Para Luiz Caetano, na história recente da República brasileira, os municípios nunca foram tão bem atendidos como têm sido agora no governo Lula.
O prefeito de Camaçari afirma que contra fatos não há argumentos, e que os números são incontestáveis. Ele lembra que em seis anos, ou seja, de 2003 a 2008, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), principal e em muitos casos única fonte de sobrevivência da imensa maioria das cidades do país, registrou ganhos de 118%.
A queda de 6,14% verificada nos meses de janeiro, fevereiro e março, conforme dados divulgados pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), será restituída, com ganhos, em único pagamento, o que será de grande valia para tirar do sufoco milhares de prefeituras em todo o Brasil que estão atravessando uma situação crítica.
Na opinião de Luiz Caetano, o presidente Lula tem se revelado, cada vez mais, o maior e o principal municipalista do Brasil.
Para respaldar o que diz, o prefeito de Camaçari cita, além do pacote de R$ 1 bilhão para reforçar o FPM, a renegociação das dívidas dos municípios com o INSS, que o governo federal vem promovendo, a inclusão de todas as cidades brasileiras, sem restrição populacional, no Programa Minha Casa Minha Vida, que vai construir 1 milhão de moradias, além da relação de respeito, entendimento e cordialidade que o presidente da República tem mantido com todos os prefeitos, independentemente do partido que pertence, da opção ideológica e política.
O prefeito de Camaçari salienta que em todas as manifestações de prefeitos, o presidente Lula tem revelado sensibilidade, atendendo-os e procurando sempre encaminhar soluções para os problemas, ao contrário de governos anteriores, nos quais quando os prefeitos faziam caminhada à Brasília eram reprimidos pela polícia com cachorros e cacetetes.
Indiscutivelmente, os municípios brasileiros têm sido muito bem atendidos e tratados no governo Lula. Não é em vão que grande parte dos prefeitos, na eleição municipal do ano passado, conseguiu se reeleger ou fazer o sucessor, diz Luiz Caetano.

Luiz Caetano lembra que o FPM registrou ganhos de 118% -