Na condição de diretor da Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e como membro do Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, integrou a mesa do Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos da Bahia, aberto na manhã desta quarta-feira (22/10), em Salvador.
Luiz Caetano, que foi reeleito com mais de 70% dos votos válidos, considerou imprescindível para a qualidade da gestão a elaboração de um diagnóstico preciso, detalhado e eficiente da máquina administrativa, a fim de orientar o chefe do Executivo nas decisões a serem tomadas e na implementação das ações mais necessárias e esperadas pela população.
Para ele, um governo competente e democrático pede um bom planejamento estratégico, além de uma equipe eficiente. Também é fundamental que o gestor procure fazer caixa para garantir o pagamento do funcionalismo em dia.
O prefeito de Camaçari também aconselhou que, em caso de dúvidas, os gestores procurem o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que pode orientar com exatidão sobre os procedimentos legais. Ele se comprometeu ainda em propor a realização de um encontro de prefeitos a fim de discutir os caminhos para uma boa administração, que efetivamente atenda aos interesses da sociedade.
O encontro, que contou na abertura com a presença de centenas de prefeitos da Bahia, foi promovido pelo TCM, em parceria com a UPB (União dos Prefeitos da Bahia). A iniciativa termina quinta-feira (23/10). Mais uma vez, Luiz Caetano estará presente às discussões.
MODELO
A gestão de Luiz Caetano é considerada modelo tanto por organismos nacionais quanto internacionais. Desde 2005, quando assumiu, foram oito premiações. Dentre as quais, o de Melhor Prefeito da Bahia 2008, concedido pelo Sebrae, o Ágape, pela Associação Cultural italiana Bartolomeo Colleoni, e o Top Social Nacional, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).
O Município também foi premiado com a Certificação Internacional Município e Cidadania, na categoria 130 melhores prefeitos das Américas; o Integración LatinoAmericano 2008; o Top Social 2007 do Norte/ Nordeste, concedido à Cidade do Saber; o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, dado pela ONG Ação Fome Zero, e a certificação Prêmio Prefeito Amigo da Criança, oferecido pela Fundação Abrinq

Gestão municipal de Camaçari é considerada modelo no país -