O prefeito Luiz Caetano assina quinta-feira (29/04), às 10h, no gabinete, nove decretos de aposentadoria de servidores públicos municipais, média mensal concedida pelo ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor). Na ocasião, acontece solenidade de homenagem e reconhecimento aos profissionais pelo tempo de serviços prestados ao Município.
Segundo o superintendente do ISSM, Natanael Fernandes, o servidor aposentado deve participar de forma direta e indireta da gestão administrativa.
Entre as atividades para os aposentados, promovidas pelo ISSM, está o grupo de convivência Amizade e Paz, formado em 2006. Eles se reúnem, semanalmente, no Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, onde participam de aulas de coral, teatro, palestras na área de saúde, yoga, e definição de passeios.
Outra ação é o Programa de Preparo para a Aposentadoria (PPP) que será implantado em maio. A finalidade é fazer o planejamento de vida com mais qualidade, através da visão holística, estimulando o equilíbrio entre prazer e trabalho, enfocando a aposentadoria como fase de continuidade a ser vivida, com maior liberdade e satisfação.
O ISSM tem ainda a proposta de fundar a escola de governo, com o objetivo de utilizar o conhecimento dos servidores aposentados para a preparação dos novos contratados pela gestão. A idéia é que os funcionários que desenvolvem determinadas funções nas áreas administrativa, de planejamento, saúde e tributária, possam transmitir os conhecimentos acumulados ao longo dos anos para os servidores mais novos.
De acordo com Natanael, outras instituições como o Banco do Brasil, Petrobrás, Polícia Federal e o governo do Estado da Bahia já fazem isso, como forma de valorizar o aposentado, tornando-os úteis e não permitindo que caiam no ostracismo.