Prefeito apresenta projetos para 2009

ASCOM BOT
Publicado 18/02/2009 11:02:50

O prefeito Luiz Caetano afirmou que vai manter o ritmo de desenvolvimento dos últimos quatro anos, e para isso conta com apoio dos governos federal e estadual. A declaração foi dada no final da tarde desta terça-feira (16/02), durante a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos, na Câmara Municipal de Camaçari.

O Chefe do Executivo falou sobre a crise mundial e o impacto que ocasionou na arrecadação do Município, mas afirmou que não aceita previsões pessimistas e que irá lutar para manter o ritmo do desenvolvimento sustentável que Camaçari vem passando.

Ele acrescentou que “trabalho, planejamento, responsabilidade fiscal e unidade de gestão, são os quatro ingredientes que utilizarei para fazer um governo forte e eficiente”.

Na ocasião, Caetano apresentou o plano de ação para 2009 em diversos campos. Na área de infraestrutura, estão previstas obras grandiosas como a retirada da linha férrea, continuidade da implantação da rede de esgoto da sede e da orla, urbanização da praça do Emissário da Cetrel, criação do estacionamento público no centro e a construção do mini-shopping Costa Pinto, localizado na avenida Costa Pinto.

A construção de novos postos de saúde, a entrega do Centro de Especialização em Odontologia (CEO) e implantação do Centro de Hiperdia (Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes) são algumas das benfeitorias da saúde para este ano. A educação ganha um reforço especial com a escola em tempo integral, a implantação do Planetário Municipal, formação e capacitação de mais 1 mil docentes.

Na habitação, a regularização fundiária irá entregar cinco mil escrituras à famílias carentes. A área social será contemplada com investimentos como a Cidade Digital, o Centro de Referência da Mulher e continuidade dos programas Mulher e Família cidadã.

No setor de esporte, estão previstos o início da construção da Vila Olímpica, implantação de ginásios esportivos regionais, ampliação e reforço do Estádio Municipal e a construção da pista de motocross.

A orla de Camaçari também merece destaque especial. Com vista ao fortalecimento do turismo e a garantia da qualidade de vida para quem mora no litoral, o prefeito afirmou que a requalificação e urbanização de Arembepe e Jauá, assim como a padronização das barracas de praia de Guarajuba são compromissos a serem cumpridos até o final do ano.

Ao fim da apresentação, Luiz Caetano reforçou a intenção de manter um governo transparente e pediu aos vereadores, secretários e a comunidade que o auxiliem no processo de busca pelo crescimento de Camaçari.

Antes de encerrar a solenidade, a presidente da Câmara, Luiza Maia, garantiu ao prefeito total apoio do Legislativo e agradeceu aos vereadores, secretários, líderes políticos e religiosos, a imprensa e a população pela presença na abertura dos trabalhos legislativos e pelas contribuições ao longo dos últimos anos.

MENSAGEM DO PREFEITO NA ÍNTEGRA:

“Boa tarde senhora presidente da Câmara Municipal, vereadora Luiza Maia, assim como os outros integrantes da Mesa Diretora desta Casa, vereadores Zé Elísio, vice-presidente, Bispo Jair, primeiro secretário e Alfredo Andrade, segundo secretário.

Aproveito para saudar ainda os demais vereadores, eleitos para representar o povo desta terra. Vereadores José Marcelino, Teobaldo Ribeiro, Paulo Mendes, Maria do Carmo, Oto Maia, Dílson Magalhães, Cleber Alves, Jorge Curvelo e Antônio Elinaldo. Saúdo também o corpo técnico e funcional desta Casa.

Quero ainda expressar as minhas saudações à vice-prefeita, doutora Tereza Giffoni, aos senhores secretários e assessores, aos meus amigos e minhas amigas de Camaçari, que lotam este espaço democrático para participar da abertura dos trabalhos do Poder Legislativo Municipal para o ano de 2009.

Esta sessão não representa apenas o começo de mais um ano político. Marca, acima de tudo, a abertura de mais uma legislatura, o início de um novo período legislativo, de um novo governo. E peço a Deus que ilumine a todos nós, para que possamos continuar fazendo o melhor para Camaçari.

Fico feliz em ver lotado este espaço democrático. Sinal, senhora presidente, senhores vereadores, de que esta Casa, através do bom trabalho realizado, tem conseguido se tornar cada vez mais um instrumento competente de comunicação e relacionamento com a sociedade de Camaçari.

E nada melhor para uma Casa de representação popular do que estar lotada pelo povo, razão maior da sua existência.

No dia 1º de janeiro, durante a minha posse, estive aqui e falei das obras estruturantes programadas para este governo que estamos iniciando. Pois bem, hoje volto a esta Casa não apenas para enumerá-las, mas principalmente para mostrá-las a todos vocês, com imagens e detalhamento técnico.

O mundo vive uma grave crise econômica e Camaçari, evidentemente, tem sentido, e muito, os reflexos dessa turbulência. As conseqüências não são pequenas, e a queda na nossa arrecadação já nos preocupa desde o final do ano passado. Caso seja mantido o cenário macro econômico atual, chegaremos ao final deste ano de 2009 com uma diminuição na receita do Município de aproximadamente 11% em relação ao orçamento previsto. Isso significa uma perda de mais de R$ 63 milhões. São recursos com os quais poderíamos executar obras importantes, principalmente investimentos na área social, que têm sido uma das marcas do nosso governo.

No entanto, meus amigos e minhas amigas, posso garantir a vocês que a crise, por mais abrangente que seja, não vai nos tirar a vontade, a disposição e a garra de lutar pela continuidade do desenvolvimento sustentável de Camaçari, que iniciamos em 2005 e, se Deus quiser – tenho rezado e trabalhado muito para que ele queira – vamos dar prosseguimento por muitos e muitos anos.

Sou otimista, por isso mesmo não aceito previsões pessimistas sobre a crise. As medidas adotadas pelo governo Lula têm permitido ao Brasil superar as dificuldades, e com a ajuda do presidente da República e do governador Jaques Wagner, não tenho a menor dúvida de que Camaçari vai manter o ritmo do desenvolvimento imprimido nos últimos quatro anos.

Agora, a principal receita para vencer a crise e continuarmos crescendo reúne quatro ingredientes que, neste governo, terão prioridade absoluta. Estou falando de trabalho, planejamento, responsabilidade fiscal e unidade de gestão. São requisitos que vão caminhar juntos, em corpo único. Só assim poderemos fazer um governo forte, eficiente, eficaz e com resultados satisfatórios para a população.

A cada eleição nós aprendemos lições importantes. E as eleições de outubro passado nos revelaram ensinamentos valiosos que nos permitirão corrigir erros e definir rumos para o governo que estamos iniciando. Antes de mais nada, precisamos trabalhar focados em objetivos macro. Quer dizer, é essencial saber o que pretendemos e o porquê dessas pretensões.

Vamos valorizar, como nunca, o planejamento. Cada ação do governo terá de ser muito bem planejada para evitar desperdício de tempo e dinheiro. Teremos um apurado sistema de planejamento que nos permitirá o acompanhamento e a avaliação detalhados da gestão.

Outra exigência da qual não abriremos mão é a responsabilidade fiscal. Todo e qualquer gasto ou despesa terá de apresentar lastro financeiro. Quer dizer, terá de estar adequado à capacidade de arrecadação do Município.

E para completar, excelentíssima presidente, senhoras e senhores vereadores, posso garantir a todos vocês que vamos adotar um rigoroso sistema de unidade de gestão, a fim de assegurar o funcionamento harmonioso e unificado do governo. Nenhuma secretaria ou órgão será transformada em mini prefeitura. Todos os organismos da Prefeitura vão operar em sincronia com o projeto maior da administração municipal, sob o comando do prefeito.

Acredito, meus amigos e minhas amigas, que com esses requisitos básicos que acabei de citar e com o apoio desse povo maravilhoso de Camaçari, que nos reelegeu com mais de 73% dos votos – que responsabilidade nós temos pela frente, hein! – manteremos Camaçari no rumo do desenvolvimento com sustentabilidade.

Aliás, quero dizer que apesar de toda a crise, Camaçari vive um momento excepcional, de crescimento e prosperidade, não apenas para o Município, mas também para quem mora, vive e trabalha aqui nesta terra maravilhosa de tantos cantos e encantos.

É visível como se elevou a auto-estima da população, como o cresceu o orgulho do povo pela terra onde vive. Indiscutivelmente nós vivemos um momento ímpar, em todos os aspectos.

Mesmo diante de um quadro de crise, estamos conseguindo trazer para Camaçari inúmeros investimentos privados. Estão chegando para a nossa terra o Centro de Distribuição das Casas Bahia, além de uma loja do grupo, as Americanas, o Atacadão, o Bairro Novo, a Tenda, os projetos hoteleiro e de moradia como Genipabu, Alphaville I e II, o Quintas de Arembepe e o Meliá. No setor industrial, acabamos de confirmar as vindas da Reistar Eletronics e a Perox baiana. São mais US$ 5,2 milhões de investimentos no pólo industrial que vão gerar 5 mil novos empregos, além de duas termoelétricas. São empreendimentos de grande porte, de dimensão nacional e até internacional. Somente pelo Senac foram feitas cerca de 7.500 capacitações.

Portanto, senhores e senhoras, mesmo com todo quadro de dificuldades em todo o mundo, temos dados passos largos na direção do crescimento do Município. E isso não acontece por acaso. É resultado de trabalho e determinação.

Agora, vamos mostrar a vocês algumas das importantes obras que vamos executar em Camaçari nos próximos quatro anos”.

Camaçari, 17 de fevereiro de 2009

Luiz Carlos Caetano
Prefeito Municipal

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público transexual

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público trans...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.